31°

Pancada de chuva

Paracatu - MG

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Saída de Ernesto Araújo é oportunidade de mudança na política externa, diz deputado

Presidente da Comissão de Relações Exteriores, Aécio Neves espera que o Brasil passe a buscar maior integração com o mundo

29/03/2021 às 19h40
Por: Da Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Aécio Neves: política externa deve ser pauta pelo multilateralismo, sem preconceitos ideológicos ou partidários - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Aécio Neves: política externa deve ser pauta pelo multilateralismo, sem preconceitos ideológicos ou partidários - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, deputado Aécio Neves (PSDB-MG), afirmou que a saída do chanceler Ernesto Araujo do comando do Itamaraty é uma oportunidade de mudança na condução da política externa brasileira, a fim de se buscar mais integração com o mundo.

"A diplomacia brasileira tem longa tradição de respeito, tolerância e equilíbrio e esses preceitos e valores precisam ser reafirmados", disse o parlamentar. "Devemos levar em conta análises rigorosas das oportunidades que se apresentam na conjuntura internacional para a promoção dos interesses nacionais, isentas de quaisquer preconceitos ideológicos ou partidários."

Aécio acrescentou que política externa brasileira deve ter como foco o multilateralismo e que isso passa, obrigatoriamente, por uma relação mais ampla com os diversos países e regiões do mundo em busca, por exemplo, da vacinação para todos contra a Covid-19. "Nosso relacionamento internacional deve ser amplo, universal, sem exclusões ou alinhamentos automáticos", comentou.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores espera ainda que a mudança no Itamatary "seja de política e não apenas de nomes". Ele destacou também que, "com serenidade e responsabilidade", o Congresso Nacional está à disposição do futuro ministro para contribuir na superação do grave momento que o País vive.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.