Sábado, 05 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Projeto cria programa para ampliar atendimento a pacientes de Covid-19 pelo SUS

Texto incentiva o pagamento pelo uso de leitos normais e de UTI oriundos de hospitais privados para uso da rede pública

Por: Da Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
24/03/2021 às 14h10

O Projeto de Lei 1010/21 cria o Programa Pró-Leitos enquanto durar a emergência de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19. O objetivo é incentivar pessoas e empresas a pagarem pela contratação de leitos clínicos e de terapia intensiva da rede privada de saúde para uso do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com as necessidades sanitárias específicas de cada estado ou município.

Continua após a publicidade

Quem aderir ao Programa Pró-Leitos poderá deduzir o valor investido nas contratações no seu imposto de renda referente ao exercício de 2021.

A proposta é do deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ) e tramita na Câmara dos Deputados. Ele argumenta ser fundamental apoiar iniciativas que ampliem a capacidade de atendimento pelo SUS, colocando leitos de UTI da rede privada à disposição da rede pública, em um momento de agravamento da pandemia no Brasil.

Continua após a publicidade

“É inadmissível ver pessoas morrendo por falta de leitos de UTI em locais onde há hospitais privados com leitos vagos. Dessa forma, propomos o programa para conceder deduções em impostos federais para empresas que custearem a contratação de leitos de terapia intensiva na rede privada de saúde, para uso do SUS. A iniciativa garante a prevalência do interesse social e o equilíbrio entre os agentes do mercado, os prestadores de serviços de saúde privados e o SUS”, explica Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr.

Conforme o projeto, os leitos disponibilizados deverão ser ocupados por pacientes de Covid-19 e serão gerenciados pelo gestor local do SUS.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.