Domingo, 06 de Julho de 2025
13°C 28°C
Paracatu, MG
Publicidade

Comissão de Cultura vai debater Lei Aldir Blanc com Mário Frias

Secretário especial de Cultura foi convidado a debater com profissionais do setor o pagamento do auxílio emergencial para a categoria

Por: Da Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
19/03/2021 às 18h00
Comissão de Cultura vai debater Lei Aldir Blanc com Mário Frias
Eventos culturais estão suspensos durante a pandemia de Covid-19 - (Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados promove audiência pública na sexta-feira (26), às 9 horas, com o secretário especial de Cultura, Mário Frias.

Continua após a publicidade

O objetivo é discutir a Lei Adir Blanc, que prevê o pagamento de auxílio emergencial a artistas, produtores, técnicos e espaços culturais como forma de auxiliar um dos setores mais afetados pela pandemia do coronavírus.

Uma medida provisória (MP 1039/21) publicada nesta semana traz as regras para o novo auxílio emergencial. Serão pagas quatro parcelas mensais de R$ 250, em média, aos beneficiários do auxílio emergencial pago em 2020.

Continua após a publicidade

Além do secretário, também foram convidados para o debate:

  • Úrsula Vidal, do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura;
  • Célio Turino, secretário da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura entre 2004 e 2010;
  • Ana Clarissa, da Confederação Nacional de Municípios;
  • Alexandre Santini, diretor do Teatro Popular Oscar Niemeyer e coordenador da Articulação Nacional de Emergência Cultural;
  • Elaine Cristina Corrêa Dutra, presidente do Fórum Nacional Dos Conselhos Estaduais De Cultura e Presidente do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão;
  • Ana Cristina De Castro, presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores da Cultura das Capitais e Municípios Associados e Presidente da Fundação Cultural de Curitiba;
  • Guilardo Veloso, produtor e gestor cultural, membro do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais.

O pedido para a realização da audiência é das deputadas Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Alice Portugal (PCdoB-BA), Professora Rosa Neide (PT-MT) e Áurea Carolina (Psol-MG).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.