Segunda, 07 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Proposta altera regra de foro de competência para ação com criança ou adolescente

Processos deverão ser julgados prioritariamente pelo juiz do lugar onde o menor se encontra

Por: Da Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
16/03/2021 às 12h50
Proposta altera regra de foro de competência para ação com criança ou adolescente
Daniel Coelho: magistrado deve agir buscando economia e celeridade processuais - (Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 5507/20 determina que, na ausência de pais ou responsáveis, as ações de interesse de crianças ou adolescentes serão analisadas e julgadas, prioritariamente, pelo juiz do lugar onde os menores se encontram. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Continua após a publicidade

O texto é do deputado Daniel Coelho (Cidadania-PE) e altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Hoje a lei já prevê que o foro de julgamento de criança sem representantes legais é o do lugar onde ela vive. Coelho afirma, porém, que a regra não é taxativa, o que dá margem para que os processos mudem comarca, atrasando os julgamentos.

Continua após a publicidade

A mudança proposta no estatuto visa, segundo ele, evitar estes deslocamentos. “A alteração observa o dever de o magistrado agir buscando a economia e celeridade processuais, princípios que ganharam destaque desde o advento do Código de Processo Civil em vigor [2015]”, disse Coelho.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.