
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou que identificou e solucionou um extravasamento na rede coletora de esgoto na Avenida Maria Raimunda Evangelista, em Brasilândia de Minas. A ocorrência, registrada na última terça-feira (30/09), exigiu uma intervenção técnica de alta complexidade devido à obstrução provocada pelo descarte de grande quantidade de lixo sólido na tubulação.
De acordo com a Copasa, a presença indevida de resíduos no sistema provocou uma sobrecarga, impedindo o fluxo normal do esgoto e levando à obstrução da rede coletora. Para resolver o problema, foi necessário o uso de um equipamento especial, o que demandou vários dias de trabalho até a retirada completa dos materiais e a normalização do sistema.
A empresa ressalta que o sistema de esgotamento sanitário do município é novo e possui alta eficiência, sendo o mau uso por parte da população um dos principais fatores que comprometem seu funcionamento.
Investigação ambiental em andamento
Em relação à morte de peixes registrada na região, a Copasa informou que está apurando rigorosamente as causas do ocorrido e que mantém diálogo aberto com as autoridades ambientais e órgãos fiscalizadores. A companhia está realizando o monitoramento dos cursos d’água, com coleta de amostras, para verificar se houve impactos ambientais decorrentes do extravasamento.
Orientação à população
A Copasa reforça a importância do uso correto da rede de esgoto. Entre as orientações, estão evitar o descarte de lixo e resíduos sólidos na tubulação, não utilizar o vaso sanitário como lixeira e não conectar a rede de águas pluviais ao sistema de esgoto. Segundo a empresa, essas práticas são fundamentais para evitar transtornos como extravasamentos, mau cheiro e danos ao meio ambiente.