Durante a Operação Feriado Dia do Trabalhador 2025, a Polícia Militar prendeu um homem em flagrante por posse ilegal de armas de fogo e armazenamento de apetrechos utilizados na caça e pesca ilegais. A ocorrência foi registrada na zona rural de Riachinho, no noroeste de Minas Gerais, na última quinta-feira (2).
A equipe chegou até o local após uma denúncia anônima sobre a manutenção de pássaros em cativeiro. No endereço informado, os policiais encontraram uma grande quantidade de materiais ilícitos relacionados à caça de animais silvestres e pesca predatória, além de armamento irregular.
Entre os itens apreendidos estavam:
1 revólver calibre .38 (marca Rossi)
1 rifle calibre .22 (marca CBC)
3 espingardas calibre 32 (sendo uma adaptada para calibre .22, todas da marca Rossi)
8 munições intactas de calibre .38
2 cartuchos vazios de calibre 32
19 redes de pesca
4 tarrafas
3 armadilhas para captura de tatus
1 fisgão
1 arpão
1 estilingue
O autor, cuja identidade não foi divulgada, foi conduzido à Delegacia de Plantão de Unaí e responderá pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo, guarda de produtos oriundos da caça de animais silvestres e armazenamento de apetrechos de uso proibido.
A Polícia Militar reforça que denúncias anônimas são essenciais para o combate a crimes ambientais e convida a população a continuar colaborando com informações através dos canais oficiais.