Na última terça-feira (5), a Polícia Militar de Meio Ambiente de Bom Despacho/MG, em ação do Grupamento Ambiental durante a Operação Piracema 2024/2025, realizou patrulhamento nas margens dos rios São Francisco e Pará.
A operação, que ocorreu das 6h30 às 17h, tem como objetivo proteger a fauna aquática durante o período de reprodução, conhecido como Defeso.
A equipe, composta pelos sargentos Borges e Alvarenga, abordou veículos e pescadores para orientar sobre os cuidados necessários com a pesca nesse período de restrições.
O patrulhamento incluiu trechos próximos à ponte do Rio Pará, entre Martinho Campos e Pompéu, e no Rio São Francisco, na divisa com Abaeté.
Durante a ação, um fato inesperado ocorreu: a guarnição encontrou o corpo de um homem boiando na margem esquerda do Rio São Francisco, a cerca de 90 metros da ponte da BR-352. O local foi imediatamente isolado, e o Corpo de Bombeiros, a equipe de Policiamento Ostensivo e a Perícia Criminal foram acionados para atender à ocorrência.
Após a remoção do corpo, o perito constatou quatro perfurações causadas por disparos de arma de fogo, confirmando tratar-se de um homicídio.
A vítima foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) de Bom Despacho, e a ocorrência foi registrada pela Patrulha Rural, sob a responsabilidade do 1º Sargento Arley.