A condecoração foi realizada pelo Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e aconteceu na cidade de Ouro Preto, na manhã desta sexta-feira (21).
A Medalha da Inconfidência foi criada pela Lei no 882, de 28 de julho de 1952, com o objetivo de homenagear os que se distinguiram “pela notoriedade de seu saber, cultura e relevantes serviços à coletividade”, contribuindo de maneira excepcional para a projeção e valorização de Minas. É, tradicionalmente, entregue todo dia 21 de abril, Dia de Tiradentes.
Em 2023, a Deputada Marli Ribeiro, foi uma das homenageadas, além da medalha recebei também o diploma alusivo à condecoração, assinado pelo governador do Estado, Romeu Zema.
“Gratidão a Deus e a todos os familiares, amigos e eleitores que me trouxeram até aqui, e que são a razão de toda a minha luta. Essa medalha é nossa!
Foi com grande alegria que recebi a Medalha da Inconfidência, uma das maiores honrarias do Estado de Minas Gerais. Isso só aumenta o meu amor e compromisso com Minas Gerais e com o meu povo mineiro, ”destacou Marli Ribeiro.