31°

Pancada de chuva

Paracatu - MG

Colunistas Aniversário

Escola Estadual Antônio Carlos comemora 92 anos de história e trabalho por Paracatu

Conheça um pouco da história da Escola Estadual Antônio Carlos

04/05/2020 às 10h55
Por: Carlos Oliveira
Compartilhe:
Escola Estadual Antônio Carlos comemora 92 anos de história e trabalho por Paracatu

A Escola Estadual Antônio Carlos completou neste domingo (03/05) noventa e dois anos de história em Paracatu. Infelizmente, devido à pandemia do coronavírus, as atividades culturais e educativas, que tradicionalmente são desenvolvidas pela escola em seu aniversário, como por exemplo o Passeio Ciclístico, não puderam acontecer. No entanto, o isolamento social não impediu as felicitações, que aconteceram por meio de vídeos publicados nas redes sociais da escola e contou com a participação dos alunos, profissionais e comunidade escolar.

 

A aluna Mariana, que cursa o oitavo ano do Ensino Fundamental, gravou um vídeo homenageando a escola: “Queria agradecer a todos que colaboraram com um ensino de qualidade para a nossa cidade. Parabéns pelos 92 anos!”, disse. Já a aluna Maria Luiza, que cursa o sexto ano do Ensino Fundamental, disse: “Queria parabenizar a escola pelos seus noventa e dois anos. Uma escola muito bonita, com professores e diretores proativos, que dedicam o melhor para os seus alunos”.

Keina, professora de matemática, também externou suas felicitações: “Parabéns à Escola Estadual Antônio Carlos pelos seus noventa e dois anos de história, de educação, de compromisso e de competência! Onde tem gente instruída, instruindo gente! É um orgulho fazer parte dessa história”. Karla, professora de português, também deixou seus agradecimentos: “Olá! É com imensa alegria que eu quero deixar aqui hoje os meus parabéns para a Escola Estadual Antônio Carlos! É um privilégio fazer parte dessa equipe, dessa família tão linda. Eu quero deixar aqui o meu abraço para todos os meus colegas e para todos os meus alunos. Um super beijo pra todos!”   

Segundo a diretora da Escola Estadual Antônio Carlos, Maria Inês Fiuza Oliveira: “Sempre dissemos que o processo de ensino aprendizagem vai muito além da sala de aula. Por isso, mesmo isolados em casa, não poderíamos deixar passar em branco essa data tão especial para nós, Família Estadual. Agradeço a todos os profissionais que nos antecederam na direção dessa grande escola. Agradeço aos profissionais atuais. Aos alunos de ontem e de hoje. Aos parceiros da escola, e sobretudo a Deus! Pois essa história de sucesso só foi e é possível com a contribuição de cada um de nós. Coincidentemente, um dos temas que norteiam nossas ações neste ano é: ‘Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso’, que tem tudo a ver com o momento inédito e desafiador que vivemos hoje. Aproveito este momento para reforçar as ações necessárias para evitarmos a propagação desse vírus. Usemos com fraternidade e compromisso o dom que Deus nos deu para preservarmos vidas!”, finalizou.    

Conheça um pouco da história da Escola Estadual Antônio Carlos

Tudo começou em 1880 – momento em que foi criada em Paracatu a 4ª Escola Normal de Minas Gerais. Ela já funcionou na rua Goiás, na antiga sede do Automóvel Clube e também na Casa de Cultura. Em 03 de maio de 1928, a já famosa Escola Normal, recebeu um novo nome (Escola Estadual Antônio Carlos), cuja denominação deu-se em homenagem ao então governador do Estado, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, natural de Barbacena-MG.

Devido ao grande prestígio da escola, em 1965, ela passou a funcionar no moderno prédio construído na Praça do Mirante, que depois passou a se chamar Praça Governador Magalhães Pinto, onde funciona até hoje.

Veja todas as homenagens na página da escola: https://www.facebook.com/Escola-Estadual-Ant%C3%B4nio-Carlos-100587568048556/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.