Na última sexta-feira (20/12), o Governo de Minas anunciou que todos os finalistas do Projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento participarão do intercâmbio cultural internacional. Ao todo, 150 estudantes, representando 63 municípios mineiros, irão embarcar para o exterior em 2025. As escolas que participam da iniciativa são do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), da rede estadual de ensino de Minas Gerais. O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema e pelo vice-governador Professor Mateus durante cerimônia realizada com os alunos, no Auditório JK, na Cidade Administrativa.
Vitória Gomes Nogueira, da Escola Estadual Neusa Pimentel Barbosa, de Paracatu-MG, foi a única estudante do Noroeste de Minas que conseguiu uma vaga no projeto. “Particularmente, ao ter essa imensa oportunidade, sinto-me extremamente feliz e realizada. Desde criança, esse sonho parecia distante, mas com esforço e o apoio de pessoas incríveis, percebi que não era impossível! Receber a notícia de que fui uma das selecionadas para ganhar a bolsa me fez derramar genuínas lágrimas de felicidade! Tenho certeza de que será uma vivência nova e cheia de aprendizados, servindo como ponte para muitos planos e conquistas futuras. Estou imensamente grata a todos os envolvidos que me auxiliaram e continuam a me apoiar nesta nova etapa. Este intercâmbio, de um ano, me proporcionará chances e passos em direção à realização dos meus sonhos. O resultado e o desempenho de cada participante e organizador do projeto foram dignos de uma salva de palmas. Sinto um transbordar de felicidade, animação e proatividade. Nesse grande passo dado, minhas expectativas são as melhores possíveis, aproveitando cada segundo de aprendizado recebido. Novamente, aproveito a oportunidade para expressar minha profunda gratidão a todos que cruzaram meu caminho, me dando as forças e a segurança que eu precisava no dia a dia. O sentimento que resume todo esse misto de emoção é gratidão. Obrigada a toda minha família e a todos os profissionais da Escola Neusa Pimentel Barbosa!”, externou Vitória Gomes Nogueira.
“É com grande alegria e orgulho que anunciamos a conquista da nossa aluna Vitória Gomes Nogueira, do 1º Ano Técnico em Logística. Ela foi selecionada como finalista do projeto "Passaporte Mineiro do Conhecimento". Esta iniciativa visa promover o intercâmbio cultural e educacional entre os jovens de Minas Gerais, proporcionando uma oportunidade única de aprendizado e crescimento pessoal. Vitoria destacou-se entre mais de 1000 participantes de todas as escolas de EMTI (Ensino Médio em Tempo Integral) de Minas Gerias. Passou por várias etapas até ser semifinalista e no dia 20/12, em Belo Horizonte, recebeu o resultado final. Sua dedicação, proatividade, criatividade e empenho foram fundamentais para alcançar essa conquista significativa. Através desse intercâmbio, ela terá a chance de vivenciar novas culturas, ampliar seus horizontes e compartilhar suas experiências com colegas de diferentes regiões. Estamos certos de que essa experiência enriquecerá não apenas sua formação acadêmica, mas também sua visão de mundo. A direção e toda a equipe da E. E. Neusa Pimentel Barbosa parabenizam nossa querida aluna Vitória por essa conquista extraordinária. Estamos ansiosos para acompanhar sua jornada e ver o impacto positivo que esta experiência trará para sua vida e para nossa comunidade escolar. Parabéns Vitória!!! Você é um exemplo de perseverança e talento!”, disse a diretora Ana Beatriz.
Idealizado pelo Governo de Minas e implementado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) em parceria com a Fundação Helena Antipoff (FHA), o Passaporte Mineiro do Conhecimento é um programa de intercâmbio que recebeu mais de mil inscrições de estudantes de escolas do EMTI em todo o estado. Os estudantes passaram por fases que tinham como objetivo avaliar o desenvolvimento de habilidades acadêmicas, aspectos de liderança e comprometimento social. Por fim, passaram por entrevistas individuais para uma avaliação mais detalhada. Além disso, foram levados em consideração critérios como o empenho acadêmico e as recomendações das equipes escolares, observando sempre as ações alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Isso não é um sorteio. Esses alunos passaram por um processo seletivo rigoroso, baseado em desempenho escolar, proficiência, treinamento e várias etapas de preparação. Portanto, trata-se da coroação do mérito escolar, provando que estudar, fazer sua parte e se dedicar à escola e à vida acadêmica, faz diferença no final. Esse reconhecimento é fruto do esforço de cada estudante. Esse programa reforça ainda mais a importância de valorizar o ensino integral. Queremos incentivar que mais estudantes se matriculem e permaneçam, pois sabemos que mais tempo na escola gera mais aprendizado”, ressaltou Igor Alvarenga”, finalizou o Professor Mateus, vice-governador de Minas.
Os estudantes viajarão uma parte em janeiro e a outra parte no segundo semestre de 2025, e farão o segundo ano do Ensino Médio no exterior, em países como: Canadá, Costa Rica, Argentina, Chile, Uruguai e diversos países da Europa, como Alemanha, Bélgica, Itália e Suíça. Na África, o destino será a África do Sul. Na Ásia, Índia e Japão. Na Oceania, Austrália e Nova Zelândia. As bolsas de estudo cobrem despesas como passagem aérea, seguro saúde, taxas educativas, acomodação e uma ajuda de custo para cobrir despesas pessoais.