Todo mundo conhece Anita que domina as paradas de sucessos com cada musica que é lançada, e também todo mundo sabe que ela foi diagnosticada com a síndrome de Burnout.
Além dela também a jornalista Izabela Camargo que era responsável pela previsão do tempo no jornal hora 1 e Bom dia Brasil, ambos os programas da rede Globo foi diagnosticada com a síndrome e após voltar de licença medica foi dispensada pela Globo. Por esse motivo ela buscou a justiça que mandou a emissora lhe reintegrar novamente aos quadros de funcionários.
Mas então, o que é essa síndrome?
Nada mais do que a sensação de esgotamento ou exaustão completa no trabalho, se sente inferior aos colegas , se isola, sente angustia para ir ao trabalho e tudo que faz no trabalho lhe da impressão de que nada esta perfeito e não sente satisfação. Esses conjuntos de sintomas tem nome: Síndrome de Burnout.
A síndrome esta associada a um estado de estreses profundo e crônico elevado que se mistura com a depressão. Porem tem alguns médicos pesquisadores que classifica a doença como apenas uma depressão do trabalho e não uma doença distinta.
Os efeitos dessa doença faz a pessoa com esgotamento sofrer de ansiedade, levando a total isolamento profissional e familiar, perdendo todo contato social e levando a muitas vezes ao pedido de demissão.
O prejuízo dessa doença não esta ligada somente a queda de produtividade, a doença leva a pessoa estar presente, mas mentalmente esta incapaz de realizar qualquer função no seu meio de trabalho.
Estima se que somente no Brasil 32% dos profissionais sofram com esse esgotamento no ambiente do trabalho.
Sua identificação
A síndrome de Burnout é demonstrado por quadros críticos de estresse que acaba gerando uma negatividade para o profissional, e também para a empresa como o todo. Por isso o seu diagnostico tão logo que aparece é importante.
Os sintomas mais comuns são; cansaço ao extremo. Problemas de sono, irritabilidade, constante frustação profissional etc., nesses casos o melhor é buscar ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra.
Tratamento
O tratamento é feito por profissional que devera analisar a necessidade de afastar temporiamente o paciente da rotina de trabalho, e provavelmente acarretara em uso de medicamentos para ajudar no tratamento.
O que ajudara o paciente é que tenha alguns robes como, por exemplo, andar, correr, jogar bola e tantos outros métodos.
Sindrome de burnout doença profissional
O empregado segurado portador da Síndrome de Burnout ou Esgotamento Profissional, preenchendo os requisitos, deveria receber o devido benefício previdenciário acidentário (B91). Ocorre que, por vezes, seja por mero desconhecimento do empregado, não emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT) pela empresa, ou até mesmo pelo encaminhamento equivocado do profissional contratado para requerer o benefício ou parecer errôneo do INSS, o segurado empregado passa a receber o auxílio doença previdenciário (B31).
Neste caso, importante salientar que o INSS, ao garantir o referido auxílio doença previdenciário, faz com que o segurado empregado deixe de usufruir de outras garantias advindas do acidente de trabalho como, por exemplo, estabilidade provisória de 12 meses.
Então, se você tem sintomas ou conhece alguém não deixe de buscar ajuda, e se você é o empregador procure dar atenção especial ao seu funcionário que passa por momento difícil.
Advogado previdenciário, trabalhista e criminal, Ezequiel Tavares. E-mail: [email protected]
Deixe abaixo sua pergunta para o advogado Ezequiel Tavares!