Agricultores familiares do Norte de Minas Gerais estão recebendo assistência técnica através das ações do projeto D. Helder Câmara, cujo objetivo é contribuir para a melhoria sustentável das condições sociais e econômicas das famílias que vivem em condição de pobreza ou extrema pobreza no Semiárido brasileiro.
O projeto é realizado pelo Governo Federal, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). A Cooperativa dos Agricultores Familiares da Fazenda Santa Maria (Coopersam) é parceira da Anater, responsável pela execução das ações em 18 municípios da região norte-mineira, beneficiando 1.039 famílias de agricultores familiares, quilombolas e comunidades tradicionais.
Em reunião na última quarta-feira (10/04), nas comunidades de Furnas e Cachoeira, município de Rio Pardo de Minas, técnicos da Coopersam promoveram cursos sobre comercialização e mercados institucionais, com objetivo de orientar os agricultores beneficiários do projeto a acessar os canais de comercialização institucional, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além dos mercados tradicionais, de forma coletiva e organizada.
Segundo Ancelmo Santos, coordenador pedagógico da Coopersam, o curso abordou temas como cooperativismo e associativismo e sua relação com a comercialização, certificação, estudos breves de mercado, processamento de produtos e prospecção de comercialização da produção. “A atividade vai contribuir sobremaneira para a melhor gestão dos processos de elaboração de um projeto e das estratégias de inserção em atividades de comercialização, produção, econômicas, agrícolas e não agrícolas, possibilitando a geração de renda e inovação no campo”, explica o coordenador.
Ancelmo Santos avalia que o curso foi uma oportuna troca de experiências de coletivos e instituições que lidam com mercados institucionais e feiras locais.
Projeto D. Helder Câmara
Em sua segunda fase, o projeto D. Helder Câmara está beneficiando mais de 900 agricultores familiares dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe (Nordeste), Minas Gerais e Espírito Santo (Sudeste). Em Minas Gerais, o projeto integra 3.795 famílias de agricultores de 158 municípios, em sua maioria, na região de abrangência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
O presidente substituto da Anater, José Maria Pimenta Lima, explica que até 2020, os produtores receberão assistência técnica e extensão rural continuada e de qualidade, contribuindo, sobremaneira, para melhorar a produtividade e a rentabilidade da atividade agropecuária na região. “Os técnicos das entidades parcerias também passaram por curso de formação e a equipe técnica da Anater está acompanhando a evolução dos planos de trabalho, garantindo a efetividade das ações propostas pela Anater, que tem um viés no desenvolvimento comunitário, visando gerar conhecimento dentro da própria comunidade”, completa.