Segunda, 07 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Prefeito de Guarda-Mor terá que suspender nomeação de duas diretoras escolar em razão de nepotismo.

A esposa e a cunhada do prefeito, foram nomeadas irregularmente em março de 2017 para ocuparem o cargo de diretora de duas escolas municipais.

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio Fonte: MPMG
13/05/2018 às 16h17
Prefeito de Guarda-Mor terá que suspender nomeação de duas diretoras escolar em razão de nepotismo.
foto: Da internet

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) expediu Recomendação ao prefeito de Guarda-Mor, no Noroeste do estado, para que, em 20 dias, determine o afastamento de duas servidoras públicas municipais do cargo de diretora escolar em razão de nepotismo.

Continua após a publicidade

Segundo a Promotoria de Justiça de Vazante, da qual o município de Guarda-Mor faz parte, a esposa e a cunhada do prefeito, professoras concursadas do município, foram nomeadas irregularmente por ele em março de 2017 para ocuparem o cargo de diretora das escolas municipais Pró-infância e Dorotéa Borges Novelino.

De acordo com o promotor de Justiça Luiz Fernando Guimarães, a nomeação das duas para a direção nas escolas, mesmo sendo servidoras concursadas, contrariara princípios que regem a Administração Pública e uma súmula do Supremo Tribunal Federal (STF) que impede o nepotismo no Poder Público.

Continua após a publicidade

“O fato de que os cargos de diretor escolar devem ser preenchidos por servidores efetivos, não significa que possam ser ocupados com violação aos princípios da impessoalidade, da moralidade e da probidade administrativa”, afirmou o promotor de Justiça.

Em outra parte da Recomendação, o representante do MPMG complementa dizendo que “o fato de ambas nomeadas serem servidoras efetivas do município, ocupantes do cargo de professor, em nada altera a situação jurídica da qual emerge a prática do nepotismo”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.