Domingo, 06 de Julho de 2025
13°C 28°C
Paracatu, MG
Publicidade

Profissão: Psicólogo

Por: Débora Delfino Caixeta

Por: Fonte: Débora Delfino Caixeta Crp 04/39264
04/04/2018 às 14h34 Atualizada em 04/04/2018 às 14h54
Profissão: Psicólogo
foto: Debora

Profissão: Psicólogo

Continua após a publicidade

A cada dia nos deparamos com o crescente aumento de estudos e inovações que invadem nosso cotidiano, em sua grande maioria, para nos trazer mais praticidade e comodidade. Desta forma, podemos afirmar que estamos vivendo um boom tecnológico, ou seja, uma era onde temos acesso a muitas informações ao mesmo tempo, criando assim um ambiente controverso.

As melhorias esperadas por aqueles que usam a tecnologia em seu dia a dia muitas vezes criam confusões afetando sua qualidade de vida.

Continua após a publicidade

Com a mudança da realidade destes novos tempos, muda-se também a forma de atuação de muitos profissionais.

A psicologia, dentre outras ciências, evoluiu a partir de fundamentos da filosofia e apesar de ser relativamente nova, comparada com outras profissões, tem um vasto campo de estudos e atuação. Embora tenha sido idealizada através da análise a cerca do introspecto e da subjetividade da mente, hoje existem formas mais claras e bem definidas do comportamento que podem ser mensuráveis em laboratórios totalmente controláveis.

Os psicólogos estudam por 5 anos em curso de graduação para se preparar para atender diversas demandas. Essa capacitação lhe da a condicão de atender em consultórios, hospitais e sub áreas da saúde, empresas, aplicar testes psicológicos, ser consultores, dentre várias outras abordagens de trabalho.

O psicólogo pode ser procurado por várias queixas, na maioria da vezes, de ordem emocional, como problemas familiares, entre pais e filhos ou entre o casal, perdas e luto, problemas com uso abusivo de álcool ou outas drogas, distúrbios emocionais,  de personalidade ou de aprendizagem. Pode ser procurado ainda para a busca do autoconhecimento, melhoria da qualidade de vida, estratégias de enfrentamento, controle da ansiedade, melhorar a performance, etc.

Analisar e estudar as questões internas do indivíduo como emoções, princípios, valores ou outro fenômeno psíquico é função atribuída ao psicólogo que deve propor intervenções para qualquer sofrimento emocional, quando procurado.

O psicólogo atua sempre baseado em teorias, sem julgamentos ou conselhos e como se trata de um serviço profissional tem um valor financeiro e isso o difere de pessoas próximas ao cliente, como amigos ou parentes que estão carregados de sentimentos e intenções, o que torna a conversa informal e sem o compromisso com o sigilo.

Enfim, a profissão do psicólogo é ajudar qualquer pessoa a sentir-se melhor, adaptar às situações adversas ou adequar comportamentos. É trabalhar para dar ao cliente autonomia e segurança nos seus caminhos, para que possam gerir melhor sua vida seja qual for a idade.  Além de ser ciência, a psicologia é uma profissão, o que exige dedicação, estudos e muito amor, pois para cuidar do outro é preciso se desprender de si mesmo e estar disposto a se dedicar por inteiro ao sofrimento alheio.

Procurar ajuda é humano! A psicoterapia pode ser um movimento transformador.  Se precisar, procure um psicólogo.


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.