Sábado, 05 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Polícia Civil desmantela esquema de desvio de combustível em João Pinheiro

A ação resultou na prisão de um frentista de 32 anos

Por: Ana Karla Neto Souza
25/07/2024 às 15h00 Atualizada em 25/07/2024 às 23h15
Polícia Civil desmantela esquema de desvio de combustível em João Pinheiro
Foto: reproduçao

Nesta quinta-feira (25), a Polícia Civil realizou uma operação na cidade de João Pinheiro, para investigar esquema de desvio de combustível destinado à Prefeitura Municipal.

Continua após a publicidade

A ação resultou na prisão de um frentista de 32 anos. Os policiais cumpriram dois mandados de busca e apreensão nas residências do frentista preso e de outro investigado. As buscas resultaram na coleta de documentos de abastecimento, recibos, anotações, aparelhos eletrônicos e outros materiais para a investigação.

A operação contou com o apoio do gerente do posto de combustíveis envolvido e da Prefeitura Municipal de João Pinheiro. As investigações revelaram que os suspeitos utilizavam requisições fraudadas de abastecimento da Prefeitura para desviar combustível para uso próprio. As guias de abastecimento usadas no esquema foram subtraídas da Prefeitura.

Continua após a publicidade

Os crimes ocorreram entre junho e julho deste ano, em quatro ocasiões, sempre à noite. Os suspeitos abasteciam irregularmente galões de combustível em um posto local, utilizando um carro particular para o transporte, o que levantou suspeitas por não se tratar de um veículo oficial da Prefeitura. Uma falha significativa no procedimento de abastecimento no posto foi identificada: o frentista envolvido iniciava o processo imediatamente após a chegada do veículo, sem verificar adequadamente as requisições apresentadas.

O segundo suspeito, de 49 anos, que estava escondido em uma área rural, foi encontrado.

O Prefeito de João Pinheiro e o Secretário de Obras divulgaram informações sobre a descoberta e desarticulação do esquema. Até o momento, o esquema já resultou em um prejuízo de mais de R$ 15 mil em combustíveis.

O Prefeito de João Pinheiro expressou indignação com o ocorrido e garantiu que a administração municipal está tomando todas as medidas necessárias para evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer. “Estamos empenhados em garantir a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos. Não vamos tolerar atos de corrupção e desvio de recursos que pertencem à população”, afirmou o prefeito.

O Secretário de Obras também destacou a gravidade do caso e a importância da operação. “Essa ação mostra nosso compromisso em combater a corrupção e garantir que os recursos destinados às obras e serviços essenciais cheguem à população de forma adequada e sem desvios”, disse o secretário.

As investigações continuam em andamento para localizar um terceiro envolvido, que é ligado à prefeitura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.