Quinta, 10 de Julho de 2025
12°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Governo de Minas apresenta políticas públicas a cerca de 600 gestores municipais do setor agropecuário

urante o Seminário Mineiro de Gestores da Agropecuária, na Cidade Administrativa, o secretário de Agricultura fez a entrega simbólica de kits feira...

Por: Da Redação Fonte: Secom Minas Gerais
11/04/2024 às 17h05
Governo de Minas apresenta políticas públicas a cerca de 600 gestores municipais do setor agropecuário
Diego Vargas / Seapa

O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) , apresentou a cerca de 600 gestores municipais do setor agropecuário as políticas públicas executadas para o fortalecimento das atividades rurais, no Seminário Mineiro de Gestores da Agropecuária, nesta quinta-feira (11/4), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Durante o evento, também foram entregues kits feira e de irrigação para os municípios e veículos para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) .

Continua após a publicidade

Em vídeo exibido no evento, o vice-governador Professor Mateus ressaltou a relevância da iniciativa. "Nós alcançamos um número extraordinário do PIB da agropecuária em Minas Gerais. Neste ano, o nível geral chegou à marca de mais de R$ 1 trilhão. Há inúmeras soluções inovadoras para os desafios do setor e nós do Governo de Minas estamos ao lado de vocês para continuarmos transformando o agro e, com isso, o agro continuar transformando Minas Gerais", afirmou.

Regularização fundiária rural, incentivos à produção e comercialização da agricultura familiar, programas executados pela Emater-MG, pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) foram algumas das ações detalhadas com os gestores dos municípios.

Continua após a publicidade

"Este seminário foi um momento único, em que mostramos as políticas públicas que têm de chegar lá na ponta, no município, onde as coisas acontecem. O objetivo é, junto com os parceiros, os prefeitos e os secretários municipais, realizar um trabalho para gerar renda, empregos e o crescimento do agro, que cada vez mais desponta em Minas Gerais", destacou o secretário de Estado de Agricultura, Thales Fernandes.

Na avaliação do secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município de Poté, Namir Lauar, o saldo do seminário foi positivo. “Nós estamos no Nordeste de Minas e temos 3,3 mil produtores cadastrados na Emater-MG.  Nossa agricultura é familiar e a gente precisa desse apoio do Governo do Estado para incrementar a produção e melhorar a qualidade da vida dos nossos produtores”, afirma.

Veículos

O secretário realizou a entrega simbólica de dois veículos para a Emater-MG, em referência a 159 carros que devem chegar aos escritórios nos próximos dias. Com investimento de R$ 12,3 milhões, os automóveis serão encaminhados para os 32 escritórios regionais da Emater-MG, garantindo melhoria na logística de transporte, nas condições de trabalho dos extensionistas e no acesso ao produtor rural, além de gerar economia na manutenção da frota.

Na presença do diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, foram premiadas ainda as equipes campeãs do Pacto por Resultado da empresa. O escritório local de Jaboticatubas recebeu um carro, como destaque em nível municipal, entre os 811 municípios atendidos. Já a equipe de Cataguases foi a agraciada entre as 32 unidades regionais com um veículo.

Kit irrigação

A entrega simbólica do kit irrigação foi realizada para os municípios de São Sebastião do Maranhão e Senhora do Porto, ambos na região do Vale do Rio Doce. O kit é composto pelo conjunto de irrigação por gotejamento (filtro, gotejador, conectores e demais itens para a montagem), além de uma caixa d’água de mil litros.

"Os kits de irrigação vão ser muito interessantes para a nossa agricultura familiar. Nossa região não é tão seca, mas tem um período seco, então serão úteis para o agricultor produzir o ano inteiro, vai ajudar demais", avaliou o secretário de Agricultura de Senhora do Porto, Ivair Barbosa Barroso.

A irrigação permite a esses agricultores familiares a produção de hortaliças e frutas na maior parte do ano para o consumo próprio e a comercialização do excedente em feiras livres e mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), garantindo novas oportunidades de renda. A meta da Secretaria de Agricultura para este ano é entregar mais de 1,3 mil conjuntos em 90 municípios.

Kit feira

Outra entrega simbólica foi a de um de kit feira para o município de Pains, no Oeste de Minas. A doação do conjunto, composto por dez barracas, 20 jalecos e 40 caixas plásticas, faz parte de projeto desenvolvido pela Secretaria de Agricultura para promover a adequação da infraestrutura de feiras livres, valorizar a produção local e abrir oportunidades de negócio para a agricultura familiar. Para este ano, estima-se entregar 117 kits feiras aos municípios.

"Esse kit será muito importante principalmente para os pequenos agricultores. Nós temos uma feira livre há quase 12 anos, e o conjunto irá ajudar a melhorar a comercialização, diversificar os produtos oferecidos", afirmou o secretário Agricultura do município, Carlos Alberto Farias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.