O produtor Jaime Porfírio de Barros, da Queijaria Pedra do Segredo, foi homenageado nesta semana em Alagoa (MG), sua cidade natal, pela conquista do Prêmio Super Ouro na ExpoQueijo Brasil 2025. O troféu, entregue oficialmente em cerimônia local, foi recebido com salva de fogos e reunião da comunidade.
Alagoa é um lugar muito pequenininho e esse prêmio não é só meu. Acho que vai agregar para todo mundo. Eu não consigo abastecer o mercado sozinho. Vão comprar de um vizinho, vão comprar de um amigo… Acho que vai ser muito importante para a cidade”, afirmou Jaime.
O queijo Pedra do Segredo, feito com leite cru e maturação superior a 180 dias, foi o mais bem avaliado entre mil amostras de 16 países inscritas na competição. “O diferencial do meu queijo é a tradição, são os produtos, todos naturais. Um queijo totalmente artesanal. No meu queijo só vai leite, coalho, fermento e sal”, disse.
Desde a conquista, Jaime afirma que a rotina não é mais a mesma. “A minha vida já mudou. O celular toca o dia inteiro. São muitos clientes querendo queijo, mas não tenho mais nada. Acho que o futuro vai ser muito bom, principalmente para os meus filhos, que são jovens ainda, que estão na roça, que gostam de trabalhar com isso. E eu vejo para eles um futuro muito grande”, destaca.
Maricell Hussein, organizadora da ExpoQueijo Brasil, destacou o simbolismo da entrega. “Esse prêmio representa não só o talento do Jaime, mas a força de uma cidade inteira. Alagoa mostrou ao mundo o valor da dedicação, da técnica e da cultura do queijo artesanal mineiro”.
A cerimônia em Alagoa reuniu moradores, produtores locais, autoridades e familiares. O evento celebrou a primeira vitória brasileira na história do prêmio Super Ouro da ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards.