Mais uma cidade entrou para a lista dos municípios mineiros que cancelaram a Carnaval por causa da crise no abastecimento de água. O prefeito de Itabira, na região Central de Minas, anunciou que na cidade, a festa também foi suspensa devido ao cenário atual.
Após uma reunião com a equipe econômica da prefeitura ocorrida na tarde dessa sexta-feira (23) foi decidido que o município precisa fazer alguns ajustes financeiros para honrar pagamentos de fornecedores. Além disso, o longo período de estiagem foi outro fator para o cancelamento da folia.
"Os reservatórios estão operando na sua capacidade mínima, o que obrigou o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) a estender o período de racionamento e, ainda, alugar equipamentos para bombear água. O principal sistema de abastecimento da cidade, a Pureza, já está utilizando seu volume morto – água reserva que nunca foi utilizada na história da Pureza.
O aumento do número de pessoas na cidade – já que municípios também cancelaram o Carnaval, havia a grande possibilidade de Itabira atrair ainda mais foliões – o gasto na área do Carnaval para refrescar foliões e limpeza de banheiros químicos e da área de seu entorno poderiam aumentar os transtornos do desabastecimento durante o Carnaval e agravar os problemas para a população após a folia", esclareceu o comunicado da prefeitura.
Itabira se torna a 15ª cidade mineira a cancelar o Carnaval por causa da falta de água. Clique aqui para conferir outros municípios que também abriram mão da folia.
O tempo