Um casal de idosos foram vítimas de um estelionatário na noite de ontem (22) por volta das 19hs, em Brasilândia de Minas. De acordo com a Policia Militar, uma senhora de 64 anos, juntamente com seu esposo de 67 anos, tiveram seus cartões de poupança roubados.
De acordo com o casal de idosos, o golpista chegou até a residência deles, os informando que eles teriam ganhando um prêmio para comprar medicamentos, porém, para receber o prêmio, os idosos precisariam passar as informações dos cartões de poupança para o golpista.
De posse do cartão das vítimas, o golpista trocou os cartões, devolvendo aos idosos outros cartões, que não era o deles. Os idosos conseguiram bloquear os cartões, mas o estelionatário já havia conseguido sacar R$ 400 reais da conta das vítimas.
Segundo as vítimas, o golpista é da estatura mediana, gordo, usando na ocasião, uma camisa com listras rosa e mancando de uma perna, e estava em um veículo de cor escura, provavelmente um Palio Weekend.
A Policia Militar alerta, que as principais vítimas destes criminoisos, são aposentados e pesionistas.
1) Golpe do empréstimo: criminosos descobriram que não é tão difícil requerer empréstimo em nome de pessoa aposentada. No entanto, para efetivação da farsa, necessitam dos dados pessoais do idoso. Telefonam ou vão até a residência do aposentado, alegam que o INSS está presenteando todos os segurados, por exemplo; com um filtro de água. Para tanto, solicitam a documentação original da vítima e ainda pedem para que assine o recibo da instalação do aparelho, que na verdade são documentos autorizando o empréstimo consignado.
2)Golpe do pecúlio: o malandro telefona ao idoso dizendo ser advogado e explica que ele tem direito a receber um pecúlio atrasado. A vítima fica interessada em receber a bolada, mas acaba dando dinheiro ao estelionatário, para suposto pagamento de custas.
3)Golpe do processo: o segurado, ao sair da Justiça Federal, é abordado por pessoa que se diz consultor jurídico, que afirma poder acelerar seu processo no fórum. A vítima acredita na falsa promessa e acaba pagando honorários ao falso advogado.
4)Golpe do Loas: pessoa uniformizada, dizendo-se funcionário do INSS, convence a dona de casa que ela tem direito ao benefício da lei orgânica de assistência social (Loas). Além de pagar a taxa indevida, a vítima dá ao golpista xérox de seus documentos.
5)Golpe do bonzinho: o marginal percebe que um idoso está com dificuldade de sacar dinheiro do caixa automático e oferece ajuda. O cliente aceita agradecido e não percebe que durante o procedimento o malandro trocou o cartão magnético e ficou sabendo sua senha. Portanto, faço um alerta aos amigos da terceira idade: evitem conversar com estranhos na rua ou pelo telefone, no caso de dúvida, peçam esclarecimentos com os familiares, vizinhos e/ou ligue para a PM, 190.