FOTO: DOUGLAS MAGNO/O TEMPO
Cerca de 70 jovens participaram neste sábado (24) do 1º Dia Nacional pela Legalização da Maconha, em Belo Horizonte. Os manifestantes se reuniram embaixo do Viaduto Santa Tereza, no bairro Floresta, região Leste da capital, e seguiram em caminhada até o prédio da Secretaria Municipal de Saúde, na avenida Afonso Pena, região central. O objetivo do movimento é chamar a atenção da sociedade para um possível uso medicinal da erva.
A concentração aconteceu na praça da Estação e não alterou o trânsito na região. A organização do evento previa a participação de 500 pessoas. Cerca de 40 policiais militares, em carros, motos, ônibus e a cavalo fizeram a segurança da pequena passeata. Além deles, cinco guardas municipais de trânsito contiveram os motoristas, possibilitando a passagem segura dos jovens durante o trajeto, além de seis guardas que foram chamados para fazer a segurança do prédio municipal da Secretaria.
Durante a caminhada, nenhuma droga foi apreendida. Isso porque, a organização orientou aos manifestantes a não usar ou portar maconha durante o protesto.