26°

Pancada de chuva

Paracatu - MG

Colunistas Conselhos dos Sábios

O segredo do otimismo

Começar o dia com otimismo é fator necessário para ser produtivo

08/05/2021 às 11h24 Atualizada em 08/05/2021 às 18h41
Por: Carlos Oliveira
Compartilhe:
Fonte da imagem: Canvas
Fonte da imagem: Canvas

“Este é o dia que fez o Senhor. Alegremo-nos nele”, conselho do salmista Davi. Há aproximadamente três mil anos atrás, o salmista Davi já nos advertiu sobre a importância de começar o dia de bom grado. Você é daquelas pessoas que já acordam com o ‘pé esquerdo’ declarando coisas ruins para o dia que se inicia? Tipo: “é, pelo jeito, hoje vai ser mais um dia daqueles”.

 

Não é preciso recorrer às superstições para concluir que a forma com que você levanta da cama vai influenciar a qualidade das suas próximas vinte e quatro horas. Quando nós declaramos que o nosso dia vai ser péssimo e que nada dará certo, nós meio que  programamos ‘predispomos’ o nosso cérebro para experiências negativas. Isso faz desencadear sensações e sentimentos não alegradores que acabam refletindo diretamente nas respostas e reações que tomaremos diante das situações que se nos apresentarão. O efeito disso tudo pode ser devastador. Até mesmo tarefas e conflitos fáceis de  resolver acabam se potencializando ao máximo. 

 

Então, para se ter um dia mais produtivo e feliz, sigamos o conselho do homem cujo coração era segundo o coração de Deus, o rei Davi. 

 

1º Comece seu dia com gratidão: O salmista atribuía e agradecia a Deus por cada dia de vida que se iniciava. Para além da questão religiosa, é importante agradecer sempre pelas coisas simples da vida, que muitas vezes nós ignoramos, como por exemplo: o ar que respiramos, o fôlego de vida, o teto que nos acolhe, a família, os amigos, o alimento na nossa mesa, a ausência de dor e a vida que pulsa em nós;

 

2° Comece o dia com otimismo: O salmista disse que seria alegre nesse novo dia. Como dito anteriormente, a forma com que nos preparamos para vivenciar o novo dia é fator determinante das respostas que daremos às diversas situações que administraremos. Quando você começa o dia com otimismo e boa disposição, são desencadeados sensações, sentimentos e memórias que te farão esperar e produzir situações alegradoras;  

 

3° Comece o dia de forma plural: O salmista disse ‘alegremo-nos’, flexionando o verbo ele deixa claro que não era somente sua alegria que importava, mas também daqueles que o cercavam. Fica claro também a empatia que ele demonstra pelo próximo. Aqui, vale lembrar o conselho de um outro sábio, ‘Procurando a felicidade do próximo encontrei a minha’, Platão. 

 

Certa vez, um discípulo perguntou ao seu mestre ‘mestre o que me falta para ser feliz? Eu tenho um bom emprego, dinheiro, uma grande casa, viajo constantemente, mas ainda assim não encontro paz nos meus dias. A quem o mestre respondeu: ‘falta-lhe uma coisa: a alegria do outro.’ 

 

Muitas vezes, o nosso egoísmo nos faz focar tanto em nós mesmos, em como ter prazer e felicidade, que nos esquecemos que a alegria não é encontrada, mas compartilhada entres os seres; 

 

4º Comece o seu dia com protagonismo: O salmista conjugou o verbo na primeira pessoa ‘alegremo-nos’. Ele trouxe para si a responsabilidade de fazer do seu dia um dia feliz. Desde sempre, nós tendemos a culpar os outros pelas nossas tristezas. Tendemos a terceirizar as nossas responsabilidades e atuamos como se o outro, com as suas atitudes, fosse mais determinante na qualidade do nosso dia e da nossa vida do que as nossas próprias atitudes. Precisamos assumir as rédeas das nossas vidas. 

 

É preciso parar de colocar a culpa da nossa infelicidade nas outras pessoas. Nas palavras do filósofo francês Jean Paul Sartre ‘Não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz com que a vida fez de você’, ou ainda nas palavras de Paulo: “De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”.

 

Resumindo: fazer do nosso dia um dia mais feliz e produtivo depende, quase que exclusivamente, de nós . E mesmo aquilo que foge da nossa alçada só poderá nos atingir se nós deixarmos. Portanto, sejamos protagonistas dos nossos dias e isso deve começar com um pensamento mais positivo nos primeiros minutos da nossa jornada diária.   

 

Veja este e outros conselhos em vídeo no meu canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCm6wFN6ZAQ2_FQSqjHz1-VA?sub_confirmation=1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.