Terça, 20 de Abril de 2021 05:15
(38) 99966-3864
Cidade Paracatu Tecnologia

Paracatu recebe projeto pioneiro de telemetria

Tecnologia

01/03/2021 18h23
Por: Da Redação
Pexels
Pexels

Não há dúvidas de que vivemos na era da tecnologia onde esta é aplicada em áreas cada vez mais diversificadas.

Graças aos avanços tecnológicos também o gerenciamento local da rede de águas pode ser melhorada e com base nisso arrancou em Paracatu um projeto -piloto que consiste na construção de um sistema de monitoramento por telemetria que possa desta forma garantir um gerenciamento dos recursos hídricos mais eficiente.

No que consiste a tecnologia de telemetria

A tecnologia de telemetria permite que a população deixe de ser responsável por avisar o município da falta de água, por exemplo, já que este é um sistema eletrônico de automação, monitoração e controle dos reservatórios e estações de águas e esgotos.

Através de um centro de controle e operação que está dotado de computadores e monitores, é possível controlar o funcionamento de todo o sistema de abastecimento de água de forma completamente automatizada.

Paracatu recebe projeto- piloto

Com a expetativa de que o sistema possa ser posteriormente utilizado nas outras bacias hidrográficas de Minas Gerais, foi instalado em Paracatu, na bacia do Entre Ribeiros, o projeto- piloto de monitoramento de recursos hídricos por telemetria do Estado.

Este é um projeto que pretende dar mais transparência ao uso dos recursos hídricos da região, automatizando todo o processo de vazão dos rios mineiros nas regiões que são marcadas pela escassez hídrica.

Com a coleta de dados e monitoramento otimizada é possível implementar um sistema de verificação remota do uso da água, tratando-se de uma ótima forma de aplicar os benefícios da tecnologia em prol do gerenciamento local dos recursos hídricos.

Existirão motivos para implementar este gênero de tecnologia?

Na verdade, são vários os motivos pelo qual implementar sistemas de Telemetria é uma boa ideia no gerenciamento dos recursos hídricos como permitir antecipar situações de falha já que este é um sistema capaz de detetar problemas em motores, como vibração excessiva, sobreaquecimento e consumo anormal de energia e pode ainda perceber vazamentos que antecedem às ruturas.

Para além de otimizar o abastecimento de água através da antecipação de avarias, o sistema de telemetria consegue ainda diminuir as perdas de água até 50% tornando assim todo o processo muito mais eficiente.

A monitoração em tempo real é uma ótima forma de tornar os recursos hídricos das regiões mais transparentes, eficientes e menos dependentes da mão humana. Além disso, permite ainda a deteção de invasões e roubo impedindo assim o acesso a pessoas mal- intencionadas.

Menos mão-humana menor a probabilidade de erro

Um dos benefícios da tecnologia é precisamente automatizar processos que os tornem independentes da mão humana e assim menos sujeitos a erro.

Isto é válido em variadas áreas, não só na telemetria onde automatizar o processo permite que os municípios deixem de depender de funcionários encarregues de medir níveis e ligar ou desligar as elevatórias de água, como em tantas outras onde automatizar os processos os tornam mais seguros.

O setor de pagamentos é um bom exemplo onde a utilização de ferramentas tecnológicas pode aumentar a segurança.

O sistema de pagamento Contactless que veio permitir a realização de pagamentos sem a inserção do cartão à máquina veio de certa forma alterar a forma como nos habituamos a realizar pagamentos.

Neste sistema, o facto de o cartão ficar por todo o tempo na posse do usuário vai diminuir a probabilidade de algumas categorias de fraude como a clonagem de cartões, sendo que a leitura só acontece caso o portador do cartão estiver perto dos dispositivos de ledor.

Outro exemplo é o aparecimento das carteiras digitais que permitem aos usuários realizar pagamentos sem precisar de compartilhar nenhum dos seus dados bancários tornando estes métodos de pagamento em um dos mais seguros.

Por serem considerados formas de pagamento extremamente seguras onde os dados são guardados por criptografia são muitas vezes os sistemas adotados por grandes empresas que pretendem garantir segurança aos seus clientes como acontece com a Xbox que oferece mais de 1300 jogos para console, a Lucky Days, ou a Avalon, empresas de renome em jogos de cassino, disponibilizadas em plataformas especializadas do setor, ou até na Uber Eats, o aplicativo de entregas de comida da Uber.

Apesar de se verificar alguma desconfiança na utilização da tecnologia em alguns processos que no passado eram exclusivamente realizados por pessoas, a verdade é que se verifica que automatizar esses processos os tornam, na maioria das vezes, mais seguros.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.