Sábado, 05 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Paracatu confirma 53ª por covid-19 e registra mais 32 novos casos da doença

A vítima foi um idoso de 85 anos, que morreu na última sexta-feira 19 de fevereiro.

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio
20/02/2021 às 12h52
Paracatu confirma 53ª por covid-19 e registra mais 32 novos casos da doença
Imagem da Internet

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou neste sabado a 53ª morte por covid-19 em Paracatu. A vítima foi um homem de 85 anos, que deu entrada no Hospital Municipal de Paracatu no dia  07 de fevereiro com sintomas respiratórios, sendo encaminhado para a enfermaria Covid-19/02 no mesmo dia.

Continua após a publicidade

O idoso teve piora do quadro de saúde, sendo transferido para a UTI Covid-19 no dia 13 fevereiro, onde permaneceu internado até o dia 19/02 onde acabou falecendo. O idoso testou positivo para covid-19 no dia 07/02. O paciente possuía comorbidades, sendo portador de Hipertensão Arterial Sistêmica. 

O boletim epidemiologico de hoje, mostrou o registro de 32 novos casos de covid-19, chegando a 4.212 casos já confirmados e 53 mortes. O número de casos suspeitos notificados nas últimas 24 horas chegou a 72, totalizando 13.232. Descartados 5.250 e recuperados 3.745.

Continua após a publicidade

O boletim de ontem (19) mostrou o registro de 28 novos casos da doença, totalizando 60 novos casos em 24 horas.

Existem três casos hospitalizados na Uti de Paracatu e dois em outras cidades. O hospital municipal segue com 15 casos hospitalizados na enfermaria da covid-19.

Paracatu aplica toque de recolher para evitar um possível lockdown

Um novo decreto emitido pela prefeitura de Paracatu na quarta-feira (17), proibiu a circulação de pessoas em toda a extensão do munícipio apartir das 23hs até as 06hs da manhã. O decreto de nº 5.892com teor de toque de recolher, se estenderá até o dia 21 de fevereiro. Continua depois da publicidade

Neste período, fica proibido o ingresso e permanência de pessoas em qualquer número em locais privados e públicos do municipio, exceto em caso de trabalho, emergência mèdica e urgência inadiável.

Já a venda de bebidas alcoólicas que estava restrita a partir das 14hs, passa a ser liberada até as 22h30min.

O novo decreto não se aplica, para laboratórios, farmácias e drogarias inclusive em regime de delivery, além de postos de combustivéis que só poderão funcionar neste horário, somente para abastecimentos.

As medidas de urgência adotadas é para evitar um possivel colapso ao sistema de saúde do município, o que já vem acontecendo em vários municipios próximos, que inclusive estão optando por Lockdown.

Ministério Público recomenda o fechamento de comércios em Paracatu

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por meio da promotora de Justiça Maria Constancia Martins da Costa, recomendou o prefeito de Paracatu Igor Santos, a decretar imediatamente o fechamento dos comércios em Paracatu.

 dos comércios na cidade, com adoção de isolamento mais restritivo.

A medida lockdown recomendada também pela Secretaria Regional de Saúde (SRS), visa conter o avanço da propagação do coronavírius nos 21 municípios do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.Continua depois da publicidade

De acordo com o MP, a recomendação é devido a ausência de leitos nos hospitais da rede pública de saúde na micro e macrorregião Noroeste.

O prefeito Igor Santos, ainda não se manifestou diante da recomendação do Ministério Público.

Paracatu está na Onda vermelha do Minas Consciente, devido o aumento de novos casos de covid-19 na macrorregião e na microrregião que Paracatu faz parte. Nesta Onda, o protocolo de serviços essenciais são adotados.

Vacinação

As vacinações contra o covid-19 estão em andamento em Paracatu, é o que mostra o Vacinômetro, divulgado no site da prefeitura municipal. De acordo com a prefeitura, até o dia 17 de fevereiro, já foram aplicadas 2.152 doses das vacinas contra o novo coronavírus.

O municipio já recebeu da Secretaria Estadual de Saúde, 2.732 doses das vacinas Coronavac e Astrazeneca. Na primeira dose, foram vacinados profissionais da saúde, sendo 1.327 doses. Na segunda dose, foram vacinados 635 profissionais da Saúde.

Idosos em instituições de longa permanêcia, como é o caso de asilos, foram vacinados 35 na primeira dose e 35 na segunda doses da vacina Coronavac. 120 idosos com mais de 90 anos, receberam a 1ª dose da vacina. 

As primeiras doses das vacinas, chegaram no municipio no dia 19 de Janeiro e a segunda remessa no dia 1 de Fevereiro e a terceira remessa 11 de fevereiro.

Campanha de vacinação 

A Prefeitura de Paracatu lançou na segunda-feira (25/01) o site para pré-cadastro da população. O registro irá auxiliar a Secretaria de Saúde na campanha de vacinação contra a Covid-19. Desenvolvido numa parceria entre o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e a administração municipal, o Sistema de Monitoramento de Doenças Epidemiológicas (Sismode) é uma ferramenta a mais no combate à Covid-19.

Confira aqui a matéria completa: Pré-cadastro para campanha de vacinação da covid-19 é lançado em Paracatu

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.