Sábado, 05 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Paracatu registra mais 28 novos casos de covid-19 e 64 casos suspeitos da doença

O boletim de hoje mostrou o registro de 28 novos casos da doença.

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio
19/02/2021 às 16h22 Atualizada em 19/02/2021 às 17h11
Paracatu registra mais 28 novos casos de covid-19 e 64 casos suspeitos da doença
Imagem da Internet

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualizou nesta sexta-feira (19) o boletim epidemiologico da covid-19 em Paracatu.

Continua após a publicidade

O boletim epidemiologico de hoje, mostrou o registro de 28 novos casos de covid-19, chegando a 4.180 casos já confirmados e 52 mortes. O número de casos suspeitos notificados nas últimas 24 horas chegou a 64, totalizando 13.160. Descartados 5.226 e recuperados 3.739.

O boletim de ontem (18) mostrou o registro de 64 novos casos da doença, totalizando 92 novos casos em 24 horas.

Continua após a publicidade

Existem cinco casos hospitalizados na Uti de Paracatu e dois em outras cidades. O hospital municipal segue com 13 casos hospitalizados na enfermaria da covid-19, além de um em outra cidade. Existe uma morte sendo investigada.

Paracatu aplica toque de recolher para evitar um possível lockdown

Um novo decreto emitido pela prefeitura de Paracatu na quarta-feira (17), proibiu a circulação de pessoas em toda a extensão do munícipio apartir das 23hs até as 06hs da manhã. O decreto de nº 5.892com teor de toque de recolher, se estenderá até o dia 21 de fevereiro. Continua depois da publicidade

Neste período, fica proibido o ingresso e permanência de pessoas em qualquer número em locais privados e públicos do municipio, exceto em caso de trabalho, emergência mèdica e urgência inadiável.

Já a venda de bebidas alcoólicas que estava restrita a partir das 14hs, passa a ser liberada até as 22h30min.

O novo decreto não se aplica, para laboratórios, farmácias e drogarias inclusive em regime de delivery, além de postos de combustivéis que só poderão funcionar neste horário, somente para abastecimentos.

As medidas de urgência adotadas é para evitar um possivel colapso ao sistema de saúde do município, o que já vem acontecendo em vários municipios próximos, que inclusive estão optando por Lockdown.

Ministério Público recomenda o fechamento de comércios em Paracatu

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por meio da promotora de Justiça Maria Constancia Martins da Costa, recomendou o prefeito de Paracatu Igor Santos, a decretar imediatamente o fechamento dos comércios em Paracatu.

 dos comércios na cidade, com adoção de isolamento mais restritivo.

A medida lockdown recomendada também pela Secretaria Regional de Saúde (SRS), visa conter o avanço da propagação do coronavírius nos 21 municípios do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.Continua depois da publicidade

De acordo com o MP, a recomendação é devido a ausência de leitos nos hospitais da rede pública de saúde na micro e macrorregião Noroeste.

O prefeito Igor Santos, ainda não se manifestou diante da recomendação do Ministério Público.

Paracatu está na Onda vermelha do Minas Consciente, devido o aumento de novos casos de covid-19 na macrorregião e na microrregião que Paracatu faz parte. Nesta Onda, o protocolo de serviços essenciais são adotados.

Vacinação

As vacinações contra o covid-19 estão em andamento em Paracatu, é o que mostra o Vacinômetro, divulgado no site da prefeitura municipal. De acordo com a prefeitura, até o dia 17 de fevereiro, já foram aplicadas 2.152 doses das vacinas contra o novo coronavírus.

O municipio já recebeu da Secretaria Estadual de Saúde, 2.732 doses das vacinas Coronavac e Astrazeneca. Na primeira dose, foram vacinados profissionais da saúde, sendo 1.327 doses. Na segunda dose, foram vacinados 635 profissionais da Saúde.

Idosos em instituições de longa permanêcia, como é o caso de asilos, foram vacinados 35 na primeira dose e 35 na segunda doses da vacina Coronavac. 120 idosos com mais de 90 anos, receberam a 1ª dose da vacina. 

As primeiras doses das vacinas, chegaram no municipio no dia 19 de Janeiro e a segunda remessa no dia 1 de Fevereiro e a terceira remessa 11 de fevereiro.

Campanha de vacinação 

A Prefeitura de Paracatu lançou na segunda-feira (25/01) o site para pré-cadastro da população. O registro irá auxiliar a Secretaria de Saúde na campanha de vacinação contra a Covid-19. Desenvolvido numa parceria entre o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e a administração municipal, o Sistema de Monitoramento de Doenças Epidemiológicas (Sismode) é uma ferramenta a mais no combate à Covid-19.

Confira aqui a matéria completa: Pré-cadastro para campanha de vacinação da covid-19 é lançado em Paracatu

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.