Segunda, 01 de Março de 2021 02:01
(38) 99966-3864
Região Minas Covid-19

Lockdown de 15 dias é recomendado a municípios do Alto Paranaíba e Noroeste de MG

Orientação foi feita pela Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas. O secretário de Saúde de Minas Gerais falou sobre o assunto em entrevista ao MG1: 'É fundamental que com as medidas de segurança, sejam quais forem, controlem a crise'.

16/02/2021 19h52
Por: Paulo Sérgio Fonte: G1
Foto: Carlayle André / TV Globo
Foto: Carlayle André / TV Globo

Os 21 municípios do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais, que fazem parte da área de cobertura da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas poderão adotar lockdown por 15 dias. A recomendação feita nesta terça-feira (16) é avaliada pelas prefeituras e tem como objetivo diminuir o número de casos de Covid-19 nas regiões.

O secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, falou sobre a recomendação em entrevista ao MG1. A associação dos municípios também se pronunciou (veja abaixo).

Recomendação

Segundo a superintendência, as restrições de circulação e funcionamento seriam válidas por 15 dias. Assim, somente trabalhadores de serviços essenciais poderiam circular.

A recomendação também diz que supermercados e outros serviços de alimentação, precisariam distribuir senhas para o controle de entrada de clientes e restringir em 30% a capacidade total de público.

Os demais estabelecimentos seriam fechados e só poderiam funcionar no sistema de drive-thru ou delivery. As medidas também seriam adotadas em empresas públicas e sociedades civis públicas.

O MG1 entrou em contato com a Associação dos Municípios da Microrregião Alto Paranaíba (Amapar), que informou que recebeu a recomendação e que os prefeitos das cidades irão avaliá-la.

Fazem parte da área da SRS de Patos de Minas os municípios de: Arapuá, Brasilândia de Minas, Carmo do Paranaíba, Cruzeiro da Fortaleza, Guarda-Mor, Guimarânia, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Matutina, Patos de Minas, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre, Tiros, Varjão de Minas e Vazante.

O que diz o Estado

Em entrevista ao MG1 durante visita a Coromandel, o secretário estadual de Saúde Carlos Eduardo Amaral confirmou que o lockdown é uma das medidas que podem ser adotadas pelas regiões e municípios. Segundo ele, no momento o importante é restringir a circulação e evitar que o coronavírus se espalhe ainda mais.

“O importante é que haja uma restrição maior da circulação, não importando muito a forma. Entendemos que tem que ser maior, pois até aqui o que foi feito não foi o suficiente. Na região precisamos diminuir como um todo a origem dos casos e isso só é possível aumentando o distanciamento e as medidas”, ressaltou Amaral.

Ainda conforme o secretário, a estimativa é que os reflexos das medidas de restrição comecem a ser sentidos após 15 dias. Só depois desse período, a possibilidade de reabertura seria rediscutida.

Ainda conforme o secretário, a estimativa é que os reflexos das medidas de restrição comecem a ser sentidos após 15 dias. Só depois desse período, a possibilidade de reabertura seria rediscutida.

“É fundamental que com as medidas de segurança, sejam quais forem, controlem a crise”, concluiu o gestor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.