As primeiras doses da vacina contra o covid-19, chegaram nesta terça-feira (19) em Paracatu.
Paracatu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu 1.536 doses da vacina contra a Covid-19. Entregues nesta terça-feira (19), as doses serão destinadas a profissionais da Saúde que estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia. Também receberão o imunizante idosos acima de 72 anos que estão institucionalizados, ou seja, internados, apenados e em asilos.
A vacina será aplicada em duas doses, com um intervalo de 15 dias entre elas. Estas aplicações fazem parte da 1ª fase da Campanha de Vacinação Contra a Covid-19, que terá cronograma divulgado nesta semana. Em nível nacional, a distribuição das vacinas é centralizada pelo ministério da Saúde, que envia as doses aos Estados. Em Minas Gerais, o governo estadual remete os lotes do imunizante para as Gerências Regionais de Saúde (GRS). No noroeste de Minas, a GRS de Unaí é responsável pela distribuição das doses para 12 municípios, incluindo Paracatu. Para atender essas cidades, a GRS de Unaí recebeu um total de 3720 doses da vacina.
Novas doses Na tarde desta terça-feira (19), a secretaria Municipal de Saúde se reúne com representantes do governo do Estado de Minas Gerais. Na pauta, entre outros assuntos, a Campanha de Vacinação Contra a Covid-19, a quantidade e a data de entrega de novos lotes do imunizante.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no último domingo (17) a autorização para o uso emergencial da Coronovac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan (condicionada à assinatura de um termo de compromisso); e para 2 milhões de doses importadas da Índia do imunizante AstraZeneca/Oxford, que será produzido pela Fiocruz.
O Ministério da Saúde determinou o envio de 577.480 mil doses dos imunizantes produzidos pelo Instituto Butantan a Minas Gerais neste primeiro lote de vacinas, que permitirão a imunização de cerca de 280 mil pessoas. Há expectativa de novas remessas nas próximas semanas.
A partir da chegada das vacinas, o Estado deu início à maior operação de distribuição de imunizantes da história de Minas. A estratégia para que todas as 28 Superintendências Regionais de Saúde recebam o imunizante contempla 13 rotas de aeronaves (cinco aviões e três helicópteros) e duas rotas terrestres (Belo Horizonte, Divinópolis e Sete Lagoas).
Ao todo, serão transportadas 383.102 mil doses a partir desta terça-feira (19/1), às 5h. Para que a vacina chegue no menor prazo possível a cada uma das regionais, as Forças de Segurança (Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Policia Militar de Minas Gerais, Polícia Civil de Minas Gerais e Defesa Civil) auxiliarão os trabalhos, com uso das aeronaves do Estado para garantir celeridade máxima.
A expectativa é a de que todas as regionais já tenham recebido o imunizante depois de 24 horas, contadas a partir da chegada dos lotes ao estado. A projeção pode ser alterada conforme as condições climáticas.