Nesta quinta-feira (17) foi inaugurado quatro proinfâncias que são Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI´S) de uma só vez, em Paracatu.
O evento foi realizado na sede do Virgínia Teodoro da Silva, no bairro Bom Pastor, onde, de forma simbólica, foram inaugurados também o Cemei Warman Teixeira Reis Santos, do bairro Chapadinha, Terezinha João Cardoso, do Bandeirantes, e Tia Luzia, do JK.
Das quatro unidades construídas, três são do tipo 1, no padrão do MEC, e uma é do tipo 2, a Warman Teixeira Reis Santos, do bairro Chapadinha. A diferença básica é que o tipo 1 tem capacidade para atender 188 crianças por turno ou 376 em tempo integral, enquanto o tipo 2 atende até 94 crianças por turno ou 188 crianças em tempo integral. Os turnos ou tempo integral serão definidos de acordo com a demanda.
Pro infância
O governo federal criou o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), por considerar que a construção de creches e escolas de educação infantil são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação. O programa foi instituído pela Resolução nº 6, de 24 de abril de 2007, e é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação.
Seu principal objetivo é prestar assistência financeira, em caráter suplementar, ao Distrito Federal e aos municípios que efetuaram o Termo de Adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR).
Homenagens
Os Cemei´s receberam os nomes de quatro mulheres, que prestaram importantes contribuições para a comunidade paracatuense, especialmente para os moradores dos bairros Paracatuzinho, Bom Pastor, Chapadinha, Bandeirantes, Jk. Os familiares de Dona Virgínia Teodoro da Silva, Warman Teixeira Reis Santos, Terezinha Jordão Cardoso e Tia Luzia estiveram presentes.