Um poste de iluminação pública danificado está preocupando moradores e quem passa pelo bairro Cidade Nova em Paracatu.
Um morador enviou a reclamação para o portal Paracatunews, pedindo que a Companhia Energética de Minas Gerais a (Cemig) faça a substituição do poste urgente, antes que possa acontecer uma tragédia no local com a queda do poste.
Segundo o morador, um veículo colidiu no poste há mais de cinco meses, e a Cemig não apareceu no local para fazer a substituição do poste danificado.
O morador relatou que teme pela queda do poste, que fica no cruzamento das ruas Manoel Martins Ferreira e Francisco Peixoto Braga. As ruas tem grande fluxo de veículos e pedestres, que acessam os bairros Prado, Cidade Nova e adjacências.
A cemig emitiu uma nota ao portal Paracatunews nesta quarta-feira (2), referente a reclamação do morador do bairro Cidade Nova. A companhia esclarece que o local é uma via de grande movimentação de veículos e a colisão neste poste foi recorrente nos últimos meses, sendo que a estrutura já foi trocada anteriormente.
A empresa ressalta ainda que os postes apoiados por madeiras, de maneira provisória, são completamente seguros e possuem resistência compatíveis às estruturas convencionais. E mesmo nesses casos, é feita a programação para a substituição definitiva posteriormente. Como esse tipo de serviço envolve o desligamento da rede, ele é agendado, para minimizar os transtornos aos clientes, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Neste caso, para a realização dessa substituição, seria necessário o desligamento de cerca de 600 clientes. Dessa forma, a companhia está agendando a troca da estrutura para os próximos 30 dias.
Por fim, é importante ressaltar que, de janeiro a outubro de 2020, foram registrados cerca de 3 mil ocorrências de colisões de veículos com postes, que prejudicaram para cerca de 1 milhão clientes em toda a área de concessão da companhia. Outra informação que vale esclarecer é que o motorista causador do acidente tem prazo de até 60 dias para ressarcir os danos causados à rede da Cemig. Somente a estrutura do poste custa, em média, cerca de R$ 4 mil reais. Esse valor pode subir para até R$ 10 mil em caso de danos a equipamentos, como transformadores e religadores. Em Minas Gerais, a média é de 10 postes derrubados por colisões de veículos por dia.