22°

Poucas nuvens

Paracatu - MG

Destaques News Retorno as aulas

IFTM decide manter aulas remotas na instituição até 31 de dezembro

A decisão do comitê levou em consideração o atual cenário da pandemia de COVID-19 no Brasil

02/10/2020 às 12h06
Por: Paulo Sérgio Fonte: IFTM
Compartilhe:
Imagem da internet
Imagem da internet

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) torna público posicionamento em manter suas aulas remotas até 31 de dezembro de 2020, após discussão em reunião do Comitê de Assessoramento e Monitoramento de Crise (CAMC) da instituição, ocorrida no dia 24 de setembro.

A decisão do comitê levou em consideração o atual cenário da pandemia de COVID-19 no Brasil – números instáveis de crescimento dos casos da doença e imprevisibilidade de vacinação da sociedade em geral e, em específico, da comunidade acadêmica da instituição – e também as deficiências das cidades em que o IFTM possui campus instalado, no que se refere a transporte, saúde e situação socioeconômica de seus estudantes.

O posicionamento da instituição tem o amparo legal e normativo nos documentos abaixo listados:

Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020, do Ministério da Educação, que autoriza, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em cursos regularmente autorizados, por atividades letivas que utilizem recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais, por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino, até 31 de dezembro de 2020;

Portaria nº 617, de 3 de agosto de 2020, do Ministério da Educação, que dispõe para os cursos da educação profissional técnica de nível médio nas instituições do sistema federal de ensino, enquanto durar a situação da pandemia da COVID-19, a substituição das aulas presenciais por atividades não presenciais, mediadas ou não por recursos digitais ou demais tecnologias da informação e comunicação;

Resolução nº 77, de 20 de agosto de 2020, do Conselho Superior do IFTM, que versa sobre a normatização das prescrições legais vigentes que determinam a prorrogação da interrupção, por prazo indeterminado, das atividades acadêmicas presenciais nos cursos técnicos de nível médio e de graduação do IFTM e sua substituição por atividades remotas e/ou semipresenciais, digitais ou não, em razão da pandemia da Covid-19.

O IFTM informa também que está trabalhando no desenvolvimento de um protocolo de retorno que atenda às necessidades e características da modalidade educacional da instituição, observando protocolos e decretos do governo estadual e documentos elaborados pelas prefeituras das cidades em que possui campus instalado.

 Suspensão das atividades presenciais no IFTM

Em todos os campi do IFTM, as aulas presenciais foram suspensas no dia 18 de março para promover o isolamento social e evitar a propagação do Novo Coronavírus. Foi implantado o Comitê de Assessoramento e Monitoramento de Crise (CAMC), órgão consultivo, de articulação e de assessoramento à reitora acerca de questões e situações decorrentes da referida pandemia. Além disso, desde então, gestores da instituição têm se reunido regularmente para discutir adaptações necessárias e avaliar impactos das decisões tomadas.

Rotinas administrativas e aulas foram mantidas de forma remota. Diante disso, servidores da instituição têm atuado de maneira a evitar que estudantes tenham seu processo de ensino-aprendizagem totalmente interrompido.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.