A Orquestra Ouro Preto e a cantora Fernanda Takai prestaram uma bela homenagem à memória do maestro Tom Jobim neste domingo (13), por meio da live “O Tom da Takai”, transmitida pelo canal do YouTube da Orquestra. O espetáculo, que já foi assistido por mais de 80 mil pessoas em menos de 24h, é uma realização do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal. Com patrocínio da Kinross Brasil Mineração, o concerto encerrou a programação de atrações do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu 2020, realizado em formato digital neste ano, devido à pandemia da Covid-19.
Transmitida da Basílica do Pilar, em Ouro Preto-MG, a live reviveu os clássicos de um dos maiores compositores brasileiros, além de trazer um novo olhar para canções menos conhecidas. O público pôde acompanhar, de casa, o encontro da bossa nova com a música sinfônica trazer sucessos como “Estrada do Sol”, “Chega de Saudade” e “Corcovado”, interpretados pela cantora Fernanda Takai, vocalista da banda Pato Fu. Além da programação da sétima edição do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu, a apresentação integra o circuito de concertos em celebração aos 20 anos da Orquestra Ouro Preto.
O maestro da Orquestra Ouro Preto, Rodrigo Toffolo, ressaltou a importância de difundir a riqueza da música brasileira. “Por que a escolha de Tom Jobim? Estamos falando de um dos compositores mais importantes, que nos deixou há exatos 26 anos, e sua música precisa ser tocada e lembrada. Estamos aqui para isso, relembrar Tom Jobim e mostrar para alguém que ainda não ouviu a sua música essa brasilidade, que faz parte da formação musical de todos nós. É muito bom falar de Brasil e é muito bom falar de Tom Jobim”, pontuou.
A cantora Fernanda Takai enalteceu o encontro de diferentes elementos da cultura brasileira na apresentação. “A gente está aqui por conta do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu, que está proporcionando essa experiência única - para todos nós aqui e para quem está em casa. Agradecemos à Kinross, que proporcionou isso para todos nós, e à Basílica, que está nos abrigando e nos acolhendo. É uma obra fantástica, uma das igrejas mais bonitas do mundo. É uma honra para todos aqui poder cantar as músicas do maestro Tom Jobim. Estamos reunindo partes muito importantes da cultura brasileira, juntando a obra do maestro com a força das cidades históricas mineiras”, afirmou durante o espetáculo.
Democratização da arte
O Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu é realizado há 7 anos e traz para a região diversas apresentações musicais, gastronômicas e artísticas. Na edição deste ano, devido à pandemia, a programação foi realizada de forma digital, seguindo todos os cuidados necessários e protocolos de segurança para os artistas, produtores e toda equipe envolvida no projeto.
O concerto integra a programação do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu, que busca valorizar a cultura local e grandes nomes da cultura nacional, democratizando a arte e o conhecimento para as pessoas.
Orquestra de vanguarda
Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto completou 20 anos de atividades ininterruptas em 2020 e se reafirma como uma orquestra de vanguarda. Sob a regência e direção artística do maestro Rodrigo Toffolo, o grupo se dedica à formação de diferentes públicos, com uma extensa programação nas principais salas de concerto e espaços diversos no Brasil e no mundo.
Sob os signos da excelência e da versatilidade, atua também em projetos sociais e educacionais que vão além da música, como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Orquestra Ouro Preto. Premiado nacionalmente, em seus 20 anos de existência, o grupo tem uma trajetória com 11 trabalhos registrados em CD, sete DVDs. Foi vencedora do Prêmio da Música Brasileira em 2015, na categoria “Melhor Álbum de MPB”, e indicada ao Grammy Latino 2007, como “Melhor Disco Instrumental”, por Latinidade.
Os discos “Latinidade - Música para as Américas”, “Antônio Vivaldi – Concerto para Cordas” e “The Little Prince”, versão em inglês do tributo prestado pela Orquestra à literatura de Saint-Exuperry, tem distribuição mundial pela gravadora Naxos, a mais importante do mundo dedicada à música de concerto. Para mais informações, acesse: www.orquestraouropreto.com.br.