A Prefeitura de municipal de Paracatu, emitiu uma nota nesta segunda-feira (22), informando que o Hospital Municipal, possui atualmente 17 ventiladores pulmonares com capacidade de suporte a pacientes com insuficiência respiratória aguda.
A resposta da prefeitura, vem após o Ministério Público ter emitido no último sábado, uma nota, alertando a população de Paracatu, dizendo que o sistema de saúde do município, não está suficientemente preparado para enfrentar um surto de COVID-19.
Segundo o MP, o município de Paracatu com população de mais de 80 mil habitantes, conta com apenas 8 leitos de uti, sendo apenas um destes leitos, separado para COVID-19, o qual já está ocupado. Em relação aos outros leitos de UTI geral, para outras enfermidades, no último sábado, 5 dos 7 existentes leitos estava ocupados, afirmou o MP.
Segundo o plano de contingência estadual, elaborado pela secretaria estadual de saúde, o noroeste precisaria de 105 leitos de UTI-COVID para atender a população de maneira suficiente, para que não ocorram mortes evitáveis. A região conta com apenas 11 leitos e todos estão ocupados. Conforme relatório técnico do COES (Centro de Operações Emergenciais em Saúde - COVID-19 da Secretaria Estadual de Saúde.
O MP ainda ressaltou, que o noroeste está em situação crítica, assim como a maior parte do Estado. O sistema de saúde está rumo ao Colapso, na próxima sexta-feira 26 de Junho.
A prefeitura explicou como está sendo distribuído os 17 ventiladores no Hospital Municipal.
A unidade de terapia intensiva UTI, conta com 9 ventiladores, sendo 8 do modelo Tecme e um do modelo Oximag. O pronto socorro, conta com 4 ventiladores, sendo três do modelo Dixtal 3012 e um do modelo IN 5.
Já o setor de isolamento da Covid-19, possui dois ventiladores, sendo um do modelo Inter 5 e um Inter 5 Plus.
A maternidade conta também com, dois ventiladores, sendo um Tecme e outro modelo Oximag.
Ainda segundo a Prefeitura, o Hospital Municipal possui também três carrinhos de anestesia, que poderão ser utilizados como ventiladores pulmonares em caso de necessidade extrema. E o município conta ainda com 25 leitos de internação clínica da Faculdade Atenas, em caso de necessidade.
O portal Paracatunews, questionou a secretária municipal de saúde, por meio da assessoria de comunicação da prefeitura, se o equipamento informando é suficiente para atender a população em um eventual surto de covid-19 no município. O portal ainda aguarda resposta.