O prefeito de Paracatu, Olavo Conde, realizou nesta quarta-feira (10) uma coletiva de imprensa virtual, para falar sobre a situação da covid-19 no município.
O secretário municipal de Saúde, João Batista, afirmou durante coletiva de imprensa, que o município recebeu muitas doações de várias empresas, mas que recursos financeiros até o momento, somente R$ 885 mil reais, que é parte do ministério da saúde e do tribunal de justiça, que repassou de R$ 17 mil reais, para ajuda no combate da covid-19 no município. Segundo o secretário, o município precisa e ainda aguarda mais recursos para o combate da covid-19.
De acordo com o secretário, o comitê de Paracatu está estudando a necessidade de endurecer, a lei do uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social. Segundo o secretário, o município não tem interesse em multar as pessoas, mas se não houver a colaboração da população para o uso das máscaras e distanciamento social, medidas mais duras, como aplicação de multas, poderão ser tomadas. Disse o secretário.
A Enfermeira Chefe da vigilância em saúde, Arianne Mendes, explicou que a partir de segunda-feira, o boletim terá alteração e passará a vir resumido, com o número de casos suspeitos, confirmados, descartados, internados na Uti, hospitalizados na enfermaria, recuperados e óbitos. A mudança visa diminuir a confusão sobre as coletas. - Disse.
Segundo Arianne, a realização dos testes nos casos suspeitos de covid-19 já chegam a mais de 50% de testados. Já foram testados no município até hoje, 635 tanto com testes rápidos e PCR. Dos confirmados, apenas 115 é do surto de funcionários da empresa chinesa e o restante é de contaminação entre família.
O diretor do Hospital Municipal, Marcelo, disse que o hospital municipal tem 8 leitos de Uti, e foi desenvolvido um espaço de remanejamento interno com 25 leitos, que são destinados para o atendimento da covid.
O funcionamento de Academias, Clínicas de Estética, Salões de Beleza e similares, dependem da mudança de Onda verde, uma vez que o município aderiu ao Minas Consciente, do Governo de Minas, que faz recomendações para os municípios, quanto o que pode , ou não, ser abertos na pandemia. Paracatu faz parte da macro região noroeste, de 35 municípios e está na onda Verde de funcionamento somente de serviços essenciais.
De acordo com a secretária de planejamento Helia Rosa, o Comitê estadual estuda a possibilidade do município de Paracatu, passar a fazer parte da micro região de 12 municípios, a mudança deve atender a abertura gradual de todos os comércios da cidade.