O 45º Batalhão de Polícia Militar de Paracatu completou 13 anos de criação e instalação com números expressivos de combate à criminalidade e prestação de um serviço de qualidade, eficiência, eficácia e excelência para a população do noroeste mineiro.
De acordo com a PM, apenas em cinco meses de 2020, foram realizados apreensão de 82 armas de fogo em toda a área de abrangência da Unidade, nos municípios de Paracatu, João Pinheiro, Brasilândia de Minas, Vazante, Guarda-Mor, e distritos de Cana Brava e Luislândia do Oeste.
O número de armas de fogo apreendidas, representa uma média de mais de 16 armas de fogo por mês, e significando uma redução real de 31,25% nos números de homicídios consumados, e redução de 37,04% dos assaltos a mão armada. Foram realizadas 175 prisões e apreensões de envolvidos com o tráfico ilícito de drogas.
Houve redução da criminalidade violenta em 34,75% nesse período, se comparado ao ano de 2019, que já apresentava redução contínua de crimes em relação ao ano de 2018, afirma a PM.
A Polícia Militar de Minas Gerais está comemorando também aniversário de 245 anos e em comemoração, deflagrou a Mega Operação Alferes em toda área do Batalhão, com cumprimento de mandados de busca e apreensão, verificação de informações recebidas através do Disque Denúncia Unificado – 181, verificação de pessoas foragidas da justiça, blitz de trânsito, abordagens em pontos de tráfico de drogas, e a ocupação de locais utilizados para a prática de crimes, dentre outros.