Três secretários de governo foram exonerados e o anúncio da saída coletiva dos secretários, foi feita na tarde de ontem (4) em coletiva de imprensa na casa de Cultura.
Foram exonerados, a secretária de governo, Francy Helle Remígio Condé Couto, Rosângelo Pereira da Silva, de Assuntos Jurídicos, e o secretário de Cultura e Turismo, Isac Costa Arruda.
O afastamento coletivo dos secretários, está ligado as eleições deste ano, uma vez que foram apresentados como pré-candidatos às eleições de 2020.
De acordo com o prefeito, a exoneração acontece nesta data em respeito aos prazos do calendário eleitoral, que proíbe a ocupação de cargos públicos por candidatos às eleições deste ano após o dia 4 de junho. O prefeito destacou que o afastamento coletivo mostra que não há direcionamento por nenhuma candidatura, e que o momento é de diálogo, união e trabalho conjunto pelos interesses do município.
“O PSDB está aberto a conversas para a formação da chapa, e até mesmo um novo nome pode surgir. Não sabemos ainda quem serão os candidatos a prefeito e a vice. O meu ex-vice-prefeito também foi convidado a participar desse processo. O mais importante é que o nome esteja à altura de Paracatu, que dê sequência ao trabalho realizado nestes quase oito anos de trabalho e também ao que está previsto para ser feito”, afirmou.
Os novos secretários já integram o quadro de servidores da Prefeitura, e quem assumiu a secretaria de Assuntos Jurídicos é Tiago Pereira e a pasta de Cultura e turismo ficou com Angélica Vasconcelos Souto. Não foi apresentado nome de um novo secretario de governo, ficado a disposição do prefeito Olavo Condé.
A presidência do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, que era ocupada por Francy Helle Condé, foi assumida pela secretária de Planejamento, Hélia Rosa, que já integra o grupo. Ela reforçou, em sua fala, a necessidade de se equilibrar os temas da Saúde e da Economia. “Temos que combater a pandemia e considerar a importância da retomada das atividades econômicas”, disse.