A prefeitura Municipal de Paracatu emitiu nesta terça-feira (2) o decreto de adesão ao projeto Minas Consciente do Governo de Minas . O plano Minas Consciente de Retomada da economia, orienta a retomada segura das atividades econômicas nos municípios do estado.
A proposta criada pelo Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Saúde (SES-MG), sugere a retomada gradual de comércio, serviços e outros setores, tendo em vista a necessidade de levar a sociedade, gradualmente, à normalidade, através de adoção de um sistema de critérios e protocolos sanitários, que garantam a segurança da população.
O Minas Consciente foi baseado nas informações fornecidas por diversas instituições e entidades de classe, com objetivo de auxiliar os 853 municípios do estado para que possam agir de maneira correta e responsável, mantendo os bons resultados apresentados por Minas Gerais na contenção da pandemia do novo coronavírus.
Neste sentido, o plano agrega dados econômicos, mas principalmente dados de saúde pública para orientar uma tomada de decisão responsável, segura e consciente.
Com a adesão do município de Paracatu ao Minas Consciente, alguns decretos já emitidos pelo município foram revistos.
A lotação máxima autorizada para o funcionamento de templos religiosos é de 30 pessoas, com celebração de no máximo 60 minutos, com intervalos de no mínimo de 2 horas para higienização do ambiente. Decreto na íntegra
Estabelecimentos comerciais, lojistas e galerias, poderão funcionar das 08h às 18hs de segunda a sexta-feira, exceto os serviços de alimentação que deve obedecer a carga horaria especifica no decreto.
Já os salões de beleza, academias, barbearias clinicas de estética, estúdio e similares, estão com o funcionamento suspensos.
Os serviços de moto taxi no transporte de passageiros também estão suspensos, por tempo indeterminado. Os serviços de transporte de Táxi e alternativos, só poderão transportar um passageiro por vez, no banco traseiro. Decreto na íntegra
Ainda está suspensa a realização de eventos em salões de festas, teatros, casas de espetáculos, chácaras, casas e outros com aglomeração de pessoas.