A Secretaria Municipal de saúde, divulgou na tarde desta sexta-feira (27), mais um boletim epidemiológico. O número de casos suspeitos no município chega a 67. Até o momento não tem casos confirmados.
A demora em ter um resultado rápido dos casos suspeitos de Coronavírus, traz angústia e preocupação para moradores de Paracatu, e de outras cidades que também estão na mesma espera.
As coletas das amostras de casos suspeitos são encaminhadas para análise do laboratório (FUNED) Fundação Ezequiel Dias. O resultado demora sete dias para ficar pronto, o que aumenta a tensão e a preocupação da população.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes com os causos suspeitos estão em isolamento por 14 dias. Paracatu registrou uma alta dos números de casos suspeitos de Coronavírus. Três casos suspeitos já foram descartados.
O hospital municipal de Paracatu conta com oito leitos de UTI e atualmente 15 respiradores, o que seria insuficiente em caso de uma grande demanda. O mais recomendado é ficar em casa, para evitar uma contaminação pelo Coronavírus.
Já a cidade de Unaí, que fica a 100 km de Paracatu, está com 08 casos suspeitos e tem um caso de covid-19 confirmado. Uma mulher de 22 anos foi diagnosticada positiva para Covid-19. O município de João Pinheiro, já passa de 40 casos suspeitos de covid-19, a cidade ainda não tem casos confirmados da doença.
Em Minas: Até o momento são 21.691 casos suspeitos para COVID-19 e 189 casos confirmados. Há em investigação 28 óbitos e nenhum óbito confirmado até o momento.
De acordo com a secretaria Estadual de saúde, as mortes suspeitas de COVID-19 estão em investigação e aguardam a realização de exames laboratoriais e levantamento de informações clínicas e epidemiológicas. Até o momento foram notificados 33 óbitos suspeitos, sendo cinco já descartados para COVID-19.
Segue o boletim oficial da Secretaria Municipal de Saúde: