Os municípios de Vazante, Guarda-Mor e João Pinheiro, publicaram decreto de situação de emergência devido à situação de Covid-19.
O município de Unaí foi o primeiro município a publicar o decreto de situação de emergência ainda na terça-feira (17) seguido de Paracatu. Vazante e Guarda-Mor publicaram decreto no dia (18) e João Pinheiro nesta quinta-feira (19).
Por se tratar de um vírus contagioso, toda agilidade para evitar o máximo de circulação do vírus é de suma importância.
A situação que já era preocupante, se tornou ainda maior com a suspeita de quatro casos de Coronavírus no município de Paracatu. O município está a cerca de 100km de distância, dos quatros municípios vizinhos.
Todos os municípios adotaram uma série de medidas de segurança para conter um eventual contágio do vírus, inclusive com o cancelamento de eventos públicos e privados de qualquer natureza, shows, eventos recreativos, culturais e religiosos, inclusive catequeses e escolas dominicais, funcionamento de casas noturnas, clubes sociais, bibliotecas e eventos esportivos.
O município de Paracatu suspendeu todo e qualquer tipo de evento público e privado, com público acima de dez pessoas por tempo indeterminado.Todos os alvarás já emitidos foram cancelados segundo o decreto.
Já os locais com grandes aglomerações de pessoas, como terminais rodoviários, Shopping Center, igrejas, cinemas e comércios em geral, devem reforçar medidas de higienização de superfície, e ainda disponibilizarem álcool em gel 70% para os usuários em local sinalizado e outras medidas de higienização.
Diante dos casos suspeitos de Coronavírus no município ás medidas do decreto podem ser mais rígidas.
Minas Gerais
Segundo o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde de Minas, divulgado nesta quinta-feira (19) até o momento, foram notificados 2.273 casos de infecção humana pelo COVID-19. Destes casos, 104 foram descartados, 2.140 estão em investigação como suspeitos e vinte e nove (29) casos foram confirmados.
Foram notificados casos nos seguintes municípios: Belo Horizonte, 18 casos, Coronel Fabriciano (1 caso); Divinópolis (1 caso); Ipatinga (1 caso); Juiz de Fora (2 casos) Nova Lima (2 casos) Patrocínio (1 caso); Sete Lagoas (1 caso); Uberlândia (2 casos).