Terça, 08 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Município de Paracatu deve ajuizar nova liminar contra a Copasa, após anúncio de extinção de distrito

A Copasa divulgou a extinção do distrito no município, devido restruturação da companhia.

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio Fonte: Com informações / EM
30/11/2019 às 13h56 Atualizada em 30/11/2019 às 14h21
Município de Paracatu deve ajuizar nova liminar contra a Copasa, após anúncio de extinção de distrito
Foto: Google Maps - 2011

A extinção do distrito da Copasa localizado na Rua Tório, bairro Amoreiras II em Paracatu, trouxe preocupação de como ficará a qualidade dos serviços prestados pela companhia, após saída de sede administrativa da Copasa no município.

Continua após a publicidade

A Copasa informou que está passando por reestruturação, que envolve a extinção de funções e cargos de comissão na empresa. No total, Foram extintas cinco superintendências, três distritos e 22 gerências abrangendo a sede na capital mineira de Belo Horizonte, além de outras unidades em diversas regiões do estado.

A prefeitura Municipal de Paracatu publicou uma nota de esclarecimento na última sexta-feira (29) referente à extinção do distrito da Copasa no município.

Continua após a publicidade

De acordo com a prefeitura, já existe ação ajuizada pelo município contra a Copasa,  inclusive com pedido de liminar negado no passado, para que o município assumisse os serviços atualmente prestados pela Companhia no município.

Diante do anúncio de retirada do distrito no município, a Prefeitura Municipal, esclarece que por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos, já trabalha no ajuizamento de um novo pedido de liminar.

Ainda de acordo com a prefeitura, a solicitação é para que seja autorizado ao município, assumir a estrutura e implantar seu próprio serviço, de modo a não prejudicar a população. Sem prejuízos de outras eventuais representações contra a Companhia,  em virtude da configuração de quebra de contrato pela Copasa.

A companhia confirmou por meio de sua assessoria, que passa por um processo de reestruturação, mas não deu detalhes sobre os cortes de cargos e as metas a serem atingidas. Informou ainda que o processo em andamento segue “deliberação do Conselho de Administração da companhia” e que a “nova estrutura” deverá ser implantada até 31 de dezembro.

“A Copasa informa que, conforme deliberação do Conselho de Administração da empresa, durante reunião realizada no dia 31/10/2019, a companhia tem até o dia 31 de dezembro de 2019 para realizar as modificações necessárias à implementação da nova estrutura da empresa, incluindo a revisão do Manual de Organização, Normas e Regulamentos. Todas as modificações implementadas serão apresentadas somente após a conclusão do processo de reestruturação’, informou a empresa em nota.

Além da extinção do distrito da Copasa em Paracatu, ainda houve a extinção de distritos da companhia em Salinas (Norte de Minas) e em Bom Despacho (Centro-Oeste do estado).

A Copasa é uma das maiores companhias de saneamento do país. A empresa tem as concessões da prestação de serviços de abastecimento de 635 entre os 853 municípios mineiros, atendendo uma população de 11,3 milhões de pessoas. A companhia é gerida por um sistema misto estatal, com 50,04% do seu capital pertencente ao governo de Minas Gerais e 49,68% dos acionistas, tendo ainda 0,28% reservados para a Tesouraria da empresa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.