A Copasa realizou na tarde desta quarta-feira (25) uma coletiva de imprensa, esclarecendo o motivo da manutenção na elevatória da Estação de Tratamento de Água – ETA Santa Isabel, paralisada na madrugada desta quarta-feira, bem como sobre a situação do abastecimento da cidade.
Os moradores de Paracatu temem nova crise hídrica, já que a realidade é que o ribeirão Santa Isabel está com o nível de água abaixo do normal, e diversos bairros da cidade já vem sofrendo a dias com o desabastecimento de água.
Na reunião o Gerente do Distrito Regional de Paracatu da Copasa, Herlen Cardoso, ele afirmou que a cidade esta sem água devido a um vazamento que ocorreu na basede uma, das quatro moto-bomba da elevatória, onde os parafusos romperam, com o motor em funcionamento o que fez com que a água fosse sugada para dentro do elevatório, inundando o local e danificando os equipamentos, inclusive os reservas.
Como forma de sanar o problema, foi acionado o grupo especial de manutenção para que fossem restaurados os equipamentos e que a maioria já estão em fase final de reparo e montagem. Segundo Herlen até o início da noite desta quarta-feira estarão sendo instalados os equipamentos e que o reabastecimento de água será de forma gradativa na cidade.
Ainda de acordo com o Gerente da Copasa, o ribeirão Santa Isabel está em plena condição de captação de água, não havendo risco de crise hídrica, e que as situações registradas de falta de água na cidade são relativas as obras de setorização das redes de distribuição.