Duas crianças de 5 anos foram internadas no pronto socorro de Paracatu, sendo uma confirmada com meningite estreptocócica. O caso espalhou-se rapidamente através de um áudio em grupos de whatsapp e preocupou toda população paracatuense nesta segunda-feira (2).
O portal Paracatunews, entrou em contato com o diretor do Hospital, Marcelo, que confirmou que realmente teria duas crianças internadas com suspeita da doença, mas não repassou maiores informações.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou, que há um caso confirmado, no dia 29/08, de meningite estreptocócica, em uma criança de 5 anos. Nesse caso, a infecção tem baixa transmissibilidade e não necessita de quimioprofilaxia. Essa criança passa bem e já recebeu alta.
Ainda segundo a secretaria, há um caso, não confirmado, de outra criança de 5 anos, em investigação diagnóstica, aguardando resultados de exame específico.
A Secretaria de Saúde reitera, que toda informação relevante para a população é devidamente repassada por meio de nota oficial emitida pela Administração Municipal. Qualquer outra informação acerca desse assunto não procede.
A nota ainda ressalta, que hoje, com as redes sociais, uma informação equivocada pode levar a população ao pânico, de forma irresponsável. Os profissionais de saúde do município, com toda a sua responsabilidade, estão prontos a responder as demandas informacionais e técnicas da população.
O que é Meningite?
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos.
Tipos
A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos. Outros fatores também podem desencadear num quadro de meningite, como alergias a determinados medicamentos, alguns tipos de câncer e também inflamações.
Os sintomas mais comuns da meningite são, febre alta repentina,forte dor de cabeça,pescoço rígido,Vômitos,Náusea confusão mental e dificuldade de concentração,convulsões,sonolência, fotossensibilidade falta de apetite,rachaduras e presença de manchas vermelhas na pele.