Domingo, 06 de Julho de 2025
13°C 28°C
Paracatu, MG
Publicidade

Câmara de Paracatu recebe encontro técnico do TCEMG nesta quinta-feira

Encontro acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto às 9h da manhã.

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio
21/08/2019 às 14h09 Atualizada em 21/08/2019 às 14h24
Câmara de Paracatu recebe encontro técnico do TCEMG nesta quinta-feira
Foto: Divulgação/TCEMG

A Câmara Municipal de Paracatu (Noroeste de Minas) recebe nos dias 22 e 23 de agosto, às 9h, o Encontro Técnico TCEMG e os Municípios de 2019. Realizados desde 2010, os encontros técnicos do TCEMG têm como principal objetivo capacitar prefeitos, presidentes de câmaras municipais, vereadores, secretários municipais e agentes públicos em geral. Este ano, o evento aborda o tema: O fortalecimento das receitas e o aprimoramento da gestão municipal.

Continua após a publicidade


O chefe de gabinete da Presidência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Carlos Alberto Pavan, ministra a palestra O Controle Interno e seus Benefícios para a Administração Pública, após a abertura do evento, e, em seguida, será apresentado o projeto Receitas Públicas Municipais. Depois do intervalo, o Cadastro de Agentes Públicos Municipais de Minas Gerais (CAPMG) será apresentado e, durante toda a tarde, serão abordados temas como a Aproximação dos controles externo, interno e social e os ganhos para a sociedade; Fixação de Subsídios e restos a pagar em final de mandato; A consolidação do Programa Na Ponta do Lápis e o Incremento no controle social e Fomento à economia local.


Para abrir as atividades da sexta-feira, 23, será apresentado o aplicativo Lupa de Minas e em seguida serão dadas Orientações para o adequado funcionamento da ouvidoria em atendimento à Lei 13.460. Eficiência na arrecadação tributária: a nova fiscalização do TCEMG e As tomadas de contas especiais e a prevenção de ilícitos na gestão municipal serão os temas das duas últimas palestras do Encontro Técnico do TCEMG em Paracatu.

Também na sexta-feira, uma equipe do TCEMG irá visitar a Escola Estadual Altina de Paula Guimarães para fazer o Jogo do Tributo. O jogo faz a simulação do funcionamento das cidades brasileiras, propondo aos jovens que reflitam e, ludicamente, exerçam papéis de cidadãos adultos, contribuintes, secretários municipais e prefeitos.

Continua após a publicidade

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.