Um forte mau cheiro está incomodando a população paracatuense, nos últimos dias.
Todos os dias, moradores estão reclamando em redes sociais e até mesmo na imprensa local, de um forte mau cheiro de produtos químicos que se espalham em vários bairros da cidade. Alguns moradores chegaram a relatar que apresentaram tonturas, dores de cabeças e náuseas pelo cheiro insuportável de produto químico.
A ocorrência de mau cheiro, está sendo relatada por moradores que moram próximos e distantes da mineradora. Segundo relatos, o mau cheiro é sentido pela população em vários bairros da cidade, inclusive nos bairros mais afastados da mineradora, como é o caso do Paracatuzinho, Bom Pastor e outros. O cheiro é mais intenso pela noite e manhã, diz moradores.
O portal Paracatunews, entrou em contato com a assessoria de imprensa da Mineradora Kinross, que informou por meio de nota, que, em decorrência do incêndio ocorrido em 14 de junho em um galpão do almoxarifado, teve a estrutura desse local danificada e sua desmontagem foi feita de forma cuidadosa e usando equipamentos especiais para evitar a ocorrência de acidentes. Concluída a desmontagem do galpão, iniciou-se a remoção e disposição adequada dos resíduos. Uma equipe especializada está atuando nessa remoção e destinação com a previsão de conclusão nos próximos dias.
Ainda segundo a nota, o manuseio desses resíduos tem provocado um odor que é proveniente da presença de xantato, um reagente usado no processo de flotação. A ocorrência de ventos pode conduzir esse odor às áreas distantes do almoxarifado, porém, cabe ressaltar que este odor não apresenta risco à saúde.
A Kinross agradece aos seus brigadistas e ao corpo de bombeiros pela pronta atuação no controle do incêndio e reforça seu compromisso na conclusão do trabalho de remoção dos resíduos com a maior brevidade possível. As causas do incêndio estão sendo apuradas.