A mineradora Nexa emitiu uma nota a imprensa nesta quinta-feira (9) falando sobre uma movimentação de materiais ocorrido na última sexta-feira (3) na mina Morro Agudo em Paracatu.
Por meio de nota, a NEXA informou que no último dia 3 de maio, ocorreu uma movimentação de materiais dentro do depósito B1, na Unidade Morro Agudo, em Paracatu (MG), sem qualquer comprometimento ambiental ou de segurança para a estrutura do depósito.
Ainda segundo a nota da Nexa, no dia de hoje, 9 de maio, houve uma fiscalização do Batalhão da Polícia Ambiental de Unaí (MG) na unidade e não foi encontrada nenhuma irregularidade. O depósito de pó calcário agrícola - um dos produtos da unidade de Morro Agudo é dividido em quatro compartimentos. Um deles, o de número 4, teve esse incidente operacional. Por precaução, a operação do compartimento 4 foi interrompida imediatamente, pois, apesar de não haver qualquer risco de rompimento do depósito, nem de danos ambientais ou a pessoas, a empresa optou por evitar qualquer risco a seus empregados que atuam no local.
A NEXA ainda informou que nesta quinta-feira, dia 9 de maio, entre 15h e 18h, a Unidade Morro Agudo da Nexa realizará um teste nas novas sirenes de emergência, quando será veiculada a seguinte mensagem: “Atenção, este é somente um teste mensal do sistema de alarme da Nexa. Não estamos em emergência.” Enfatizamos que a ação não representa qualquer situação de risco e se trata apenas de uma atividade preventiva para atendimento à nova legislação brasileira que trata de barragens de mineração.
A Nexa reitera seu compromisso com a segurança de suas operações e das comunidades, assim como de transparência na relação com a sociedade.