Quinta, 10 de Julho de 2025
12°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Mutirão de cidadania reúne milhares de pessoas no Parque Municipal de Belo Horizonte

Ação do Governo de Minas, em parceria com a Rede Ouvir, ofereceu serviços básicos, emitiu documentos e orientou a população sobre direitos e políti...

Por: Da Redação Fonte: Secom Minas Gerais
10/07/2025 às 13h25
Mutirão de cidadania reúne milhares de pessoas no Parque Municipal de Belo Horizonte
Bruno Marinho

"Consegui fazer a nova carteira de identidade, atualizar meu título de eleitor e ainda fui orientada sobre meus direitos. Foi ótimo”, comemorou Maria Eufélia Gomes, uma das milhares de pessoas que aproveitaram o mutirão de serviços promovido pelo Governo de Minas , por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG) , em parceria com a Rede Mineira de Ouvidorias (Rede Ouvir), no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em Belo Horizonte.

A ação, realizada nos dias 8 e 9/7, transformou o coração da capital em um grande espaço de cidadania, escuta ativa e acesso a serviços essenciais, oferecidos pelas mais de 20 instituições participantes. De acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) , nos dois dias, circularam pelo espaço cerca de 11 mil pessoas.

A ideia foi aproximar o cidadão do poder público, oferecer serviços básicos, registrar reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações, e mostrar que a escuta ativa pode e deve ser uma prática diária.

A ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, destacou o impacto da ação. “Foram milhares de vozes ouvidas, em um mutirão que representou o compromisso do Governo de Minas com a cidadania e com a escuta qualificada da população. E cada ação como essa reforça a importância da OGE/MG, ao ouvir o cidadão e subsidiar os órgãos do Estado com informações de inteligência para políticas públicas cada vez mais eficazes".

Serviços básicos em um só lugar

Durante os dois dias, foram disponibilizados diversos serviços à população, um dos mais procurados foi a emissão da Carteira de Identidade Nacional, pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) . O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) ofereceu regularização do título de eleitor e biometria e o Cartório de Registro Civil garantiu a solicitação de emissão de certidões.

A população também contou com orientações jurídicas gratuitas pela Ordem dos Advogados Seção Minas Gerais (OAB-MG), atendimentos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), cadastro e atualização no CadÚnico, além de vacinação contra a gripe e agendamento para doação de sangue com a Fundação Hemominas.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) emitiu a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e a PMMG prestou orientações sobre segurança no trânsito, prevenção à violência doméstica e combate ao uso de drogas. Outro destaque foi a campanha “Nossos Avós”, promovida pelo Servas, que reforçou a importância do cuidado com os idosos.

Vilma Amaral, que passou pelo ônibus de atendimento da OGE-MG, saiu animada. “Foi ótimo! Consegui as informações que precisava e já fui orientada sobre o que fazer. É muito bom ter esse apoio tão acessível”.

Com a ação do Parque Municipal, já são 53 Ouvidorias Móveis realizadas pela OGE/MG só neste ano. A expectativa é de chegar a cerca de 90 ações até dezembro.

Além da OGE/MG, também fazem parte da Rede Ouvir as ouvidorias da  Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) , Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)Minas Gerais Administração e Serviços S.A. (MGS ), Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais (OAB/MG), Prefeitura de Belo Horizonte, além de prefeituras municipais da Região Metropolitana. 

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.