Geral Desenvolvimento
Representantes de mais 23 municípios assinam ordens de início do programa Desassorear RS
Representantes de 23 municípios assinaram, nesta quarta-feira (9/7), ordens de início de serviço do programa estadual Desassorear RS, cujo objetivo...
09/07/2025 18h40
Por: Da Redação Fonte: Secom RS

Representantes de 23 municípios assinaram, nesta quarta-feira (9/7), ordens de início de serviço do programa estadual Desassorear RS, cujo objetivo é garantir melhor vazão dos cursos d’água para reduzir o risco de alagamentos em períodos de chuvas intensas. A assinatura ocorreu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), em Porto Alegre.

O Desassorear RS visa ao desassoreamento de pequenos rios e arroios, e faz parte do Plano Rio Grande – programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro. Com investimento total de R$ 300 milhões do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), atualmente tem 85 frentes em andamento em 62 municípios. Já foram finalizados 49 projetos em 26 cidades.

Continua após a publicidade

“Os relatos de impacto na vida das comunidades evidenciam a importância da decisão do governo de investir recursos para atender essa demanda. Já foram retirados 1,4 milhão de metros cúbicos de sedimentos em pequenos rios e arroios. Se fôssemos colocar um caminhão na frente do outro, para se ter uma estimativa do que isso representa, seriam 620 quilômetros de extensão”, destacou o titular da Sedur, Marcelo Caumo.

Papel das prefeituras

Continua após a publicidade

A prefeituras têm papel importante no Desassorear RS, pois cadastram os trechos prioritários para as intervenções estruturantes e de prevenção do programa, buscando reduzir riscos de transbordamentos em áreas vulneráveis das comunidades. Durante a cerimônia, a prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher falou em nome dos demais municípios e agradeceu ao governo do Estado pela iniciativa.

“É meu terceiro mandato na política e vi o que mudou em ter um governo estadual próximo aos municípios. O município não tem capacidade de fazer tudo sozinho, nós precisamos do apoio estadual e federal e assim que se constrói uma nação”, disse.

Continua após a publicidade

Também estiveram presentes no evento os secretários de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, da Cultura, Eduardo Loureiro, e de Logística e Transportes, Juvir Costella.

Municípios que assinaram os termos nesta quarta (9/7):

Texto: Brígida Sofia/Ascom Sedur
Edição: Secom