O Governo de Minas foi reconhecido internacionalmente pela atuação inovadora na transformação digital do serviço público. A ferramenta ProBPMS (Business Process Management System), desenvolvida pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) , foi uma das vencedoras do Encontro Ibero-Americano de Inovação Pública, realizado no Chile na última semana.
Minas Gerais recebeu o Prêmio Certificado de Boa Prática de Inovação Pública 2025, na categoria “Do protótipo à política pública”, concedido pela Secretaria-Geral Ibero-americana no dia 3/7. Já no dia 4/7, a Seplag-MG apresentou o caso de sucesso e participou de conversa sobre inovação em escala, conceito que se refere à capacidade de uma solução ser replicada e integrada à rotina de uma organização, com impacto ampliado e sustentável.
Mais de 50 instituições públicas participaram, com apenas cinco premiadas, sendo a iniciativa mineira a única do Brasil.
Transformação digital
O projeto mineiro foi reconhecido na categoria Inovação em Escala, pelo uso da ferramenta ProBPMS em mais de 30 serviços nas áreas de educação, saúde e trânsito. O ProBPMS é uma plataforma de gerenciamento de processos que transforma fluxos manuais em digitais, padronizados e monitorados em tempo real. A tecnologia facilita a adaptação e proporciona mais segurança na gestão das informações.
“O objetivo é expandir o uso do ProBPMS para novos serviços e consolidar sua aplicação em todo o estado, reforçando o compromisso do Governo de Minas com a modernização e com a excelência no atendimento à população”, afirma a diretora Central de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação da Seplag-MG, Mariana Villela.
Um dos serviços que utiliza o ProBPMS é o fluxo de solicitação de imunobiológicos especiais pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie-MG), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Antes da digitalização, o processo era burocrático e podia levar até seis meses para a efetivação da vacinação.
Com o ProBPMS, o serviço foi redesenhado, testado em projeto-piloto em 455 municípios e, atualmente, já alcança 13 regionais e nove macrorregionais, promovendo mais eficiência, ampliação da cobertura vacinal e redução do abandono ao esquema de vacinação. A iniciativa contou também com o apoio do Laboratório de Inovação em Governo - LAB.mg.
“O reconhecimento do prêmio reforça o compromisso da Prodemge de desenvolver sistemas que ampliam o alcance e a transparência das ações públicas. Nosso objetivo é apoiar as instituições do Estado a otimizar fluxos, acelerar processos e, sobretudo, melhorar a qualidade dos serviços prestados à população”, destaca o Diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis.
A iniciativa resulta de parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com intermediação da Secretaria de Estado de Casa Civil (SCC) , e reforça o compromisso do Estado com serviços públicos mais simples, ágeis e eficientes.