Uma vereadora cobrou a implantação do programa bueiro inteligente na cidade de Paracatu. O projeto de lei de autoria da vereadora Marli Ribeiro (PSC) foi aprovado em 2017, já virou lei.
A forte chuva que caiu na tarde desta terça-feira (27) em Paracatu, causou transtornos à população. Na aréa central lojas foram inundadas, prédios de instituições públicas apresentaram problema. Em diversos bairros, casas foram inundadas. Uma tarde que deixou evidente a necessidade e importância da implantação do “Bueiro Inteligente” na cidade.
A lei municipal 3.359/2017 dispõe sobre a implantação do programa “Bueiro Inteligente” como forma de solucionar problemas relacionados a alagamentos e enchentes nas ruas e avenidas da cidade.
O entupimento dos bueiros e bocas de lobo, em diversos pontos da cidade, trazem sérias consequências, prejudicando a população. O bueiro inteligente consiste em um cesto coletor com alças laterais, produzido em metal ou material termoplástico em diversas medidas, especificamente, para cada modelo existente na rede pluvial, a fim de facilitar o trabalho de limpeza, remoção e manutenção.
Na última segunda-feira (25) durante a reunião do legislativo, a parlamentar voltou a cobrar a implantação do programa Bueiro Inteligente na cidade. O líder de governo, vereador Gilsão do Paracatuzinho (PRTB) afirmou à vereadora que a secretaria de obras já confirmou que o pedido será atendido em breve. Marli Ribeiro destacou que o programa além de ser uma prevenção é também uma economia para os cofres públicos.
“A prevenção é sempre o melhor e eficaz caminho, com a instalação deste programa vamos evitar problemas de inundação, como já vimos em vários anos na área central de Paracatu e em alguns bairros. Bueiro entupido é um risco ambiental, um perigo para a saúde e segurança da população. Claro que devemos investir muito em educação ambiental para evitar esses resíduos sejam lançados nas ruas indo parar nos bueiros, mas também podemos incrementar com medidas que solucionam a baixo custo e de maneira ecologicamente correta problemas como esse”. Afirmou a vereadora Marli Ribeiro.
O sistema consiste em reduzir a obstrução dos bueiros e agilizar o trabalho de limpeza da cidade, além disso, é uma solução definitiva e preventiva. Outro aspecto positivo a ser considerado, que este tipo de sistema agiliza em mais 70% a velocidade e o trabalho para a desobstrução desses bueiros. Atualmente, o município de Paracatu gasta mais de R$ 210 mil toda vez que é realizado o trabalho de limpeza dos bueiros.