Saúde Saúde
Minas Gerais oferece serviço de teleconsulta para usuários da PrEP na macrorregião Norte
Iniciativa visa ampliar o acesso à prevenção do HIV em 86 municípios, especialmente da população em situação de vulnerabilidade
15/05/2025 18h25
Por: Da Redação Fonte: Secom Minas Gerais

A partir desta sexta-feira (16/5), o Governo de Minas Gerais passa a oferecer o serviço de teleconsulta para usuários da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV nos 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde Norte. A iniciativa é resultado de uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) , com o objetivo de facilitar o acesso à prevenção do HIV, especialmente entre pessoas em situação de maior vulnerabilidade.

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, a medida representa um avanço importante na atenção à saúde sexual.

Continua após a publicidade

“Todos os municípios da macrorregião, com destaque para Montes Claros, serão atendidos por meio de teleconsultas realizadas por profissionais do serviço de atenção especializada do município. Essa ação fortalece o acompanhamento de quem utiliza a PrEP, garantindo acesso contínuo aos medicamentos e às orientações necessárias dentro da rede pública de saúde”, afirma Prosdocimi.

O serviço será ofertado semanalmente às sextas-feiras, conduzido por um farmacêutico especializado no acompanhamento da PrEP. Nesta fase inicial, o projeto está em piloto na macrorregião Norte, com possibilidade de expansão para outras regiões, conforme avaliação de desempenho e demanda.

Continua após a publicidade

A ação integra o programa de transformação digital dos serviços públicos estaduais. Para o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz, a tecnologia tem se mostrado uma aliada estratégica para a saúde pública. 

“Essa nova tecnologia se soma a outros serviços digitalizados pelo Governo de Minas nos últimos anos, como o agendamento on-line de doação de leite materno e de sangue pela Fundação Hemominas . É mais um exemplo de como a tecnologia pode facilitar o cuidado em saúde, com mais agilidade e alcance”, destaca Diniz.

Continua após a publicidade

Como acessar a teleconsulta

Os interessados devem acessar o Portal do Cidadão , clicar em “Cidadão” > “Saúde” > “Atendimentos e consultas” > “Realizar Teleconsulta de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)”, ou acessar diretamente o link do serviço .

Para solicitar a consulta, é necessário preencher um formulário disponível neste site , utilizando login do  gov.br , com os seguintes dados:

Após o envio, o usuário receberá por e-mail um link para agendar a teleconsulta, escolhendo o melhor dia e horário.

No momento da consulta, é necessário apresentar documento com foto e teste de HIV negativo realizado até sete dias antes.

O que é a PrEP?

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) consiste no uso diário de medicamentos antirretrovirais (ARV), fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que reduzem significativamente o risco de infecção pelo HIV. A estratégia é indicada para pessoas em maior vulnerabilidade à exposição ao vírus e deve ser iniciada somente após avaliação profissional.

Entre os critérios básicos para uso da PrEP, estão:

“O processo busca garantir que o usuário tenha todas as informações necessárias para um uso seguro e adequado”, reforça Prosdocimi.

A lista completa de serviços que ofertam a PrEP em Minas está disponível  neste link

Garantia de sigilo

Todas as informações dos usuários são tratadas com total sigilo, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O atendimento é feito por profissionais capacitados, com acolhimento individualizado e humanizado.

Financiamento

O projeto é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com articulação da Secretaria de Estado de Casa Civil , como parte das ações de modernização e digitalização dos serviços públicos em Minas Gerais.