O numero de escorpiões encontrados dentro de residências, preocupam moradores de vários bairros de Paracatu.
Uma moradora da Rua 12 no bairro Paracatuzinho, Helen Carine, de 39 anos, mostra um prato com dez escorpiões entre adultos e filhotes, encontrados em apenas quatro dias dentro de casa. A moradora relatou ao portal Paracatunews, que os escorpiões estão vindos de três lotes vagos próximos de sua residência.
Segundo a Moradora, chega a encontrar até três escorpiões por dia, e que inclusive a filha de 17 anos, foi picada há duas semanas pelo aracnídeo.
A moradora fala do medo e a preocupação da família em ser novamente vitíma do aracnídeo, uma vez que o pai é idoso e que tem dois filhos pequenos, sendo um menina de nove e uma menino de apenas dois anos.
Os escorpiões não gostam de claridade. Durante o dia procuram lugares escuros e úmidos para se protegerem. Eles vivem em terrenos baldios com mato e lixo, embaixo de pedras, pilhas de tijolos, telhas e montes de lenha. Os escorpiões se alimentam de aranhas e insetos, como baratas, grilos, cupins entre outros.
De acordo com a moradora, a rua tem várias crianças e o risco delas de serem picadas por escorpiões é muito grande. A moradora pede que os donos destes lotes vagos, façam a limpeza com frequência, para evitar a proliferação destes aracnídeos.
A picada do escorpião pode levar a morte, caso a pessoa não receba um atendimento médico imediato.