Sábado, 05 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Paracatu registra pelo 16ª mês seguido redução de crimes violentos, segundo balanço da Polícia Militar

Os militares de Paracatu já apreenderam de janeiro a Outubro deste ano, 82 duas armas de fogo e prenderam e apreenderam 1.475 pessoas.

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio Fonte: Paracatunews
11/11/2018 às 13h08 Atualizada em 11/11/2018 às 14h53
Paracatu registra pelo 16ª mês seguido redução de crimes violentos, segundo balanço da Polícia Militar
Paulo Sérgio/Paracatunews

A Polícia Militar de Paracatu apresentou um balanço positivo de redução dos índices de crimes violentos na cidade. O município apresentou pelo 16ª mês consecutivo, redução de crimes violentos comparado aos anos anteriores, segundo a Polícia Militar.

Continua após a publicidade

Os balanços foram divulgados durante uma coletiva de imprensa no 45°bpm, com o comandante Tenente Coronel Michalick e o delegado Regional, de Polícia Civil Dr, Carlos Henrique.

O comandante Michalick, falou sobre a redução da criminalidade no município e ressaltou a importância do trabalho de repressão a criminalidade e destacou o empenho dos policiais diariamente para combater os crimes violentos no município.

Continua após a publicidade

De acordo com o comandante, os crimes de homicídios registrados na cidade, cerca de 90% são criminosos matando o outro, não temos em Paracatu um cenário de latrocínios, que é o roubo seguido de morte, ou mortes de inocentes. Na maioria das vezes, o que temos é bandido matando bandido, ambos com vasta ficha criminal. - Afirmou o comandante.

O comandante ainda explicou que para ter uma maior redução dos crimes de homicídios na cidade, é preciso uma participação maior da população. “Quando chegamos num local de homicídio, às vezes a população viu, mas não quer falar, e isso dificulta o trabalho da polícia. É possível fazer denuncias sem se identificar, como é o caso do disque denúncias 181, a qual não aceita a identificação do denunciante.

Segundo o comandante, a cidade já registrou mais 70 homicídios no ano, é uma utopia dizer que não vai acontecer homicídio na cidade, porque o tráfico de drogas está ai, um bandido quer vingar do outro pela disputa pelo ponto de tráfico de drogas.  – Disse.

Tráfico de drogas

No ano passado nos tivemos uma evolução muito grande em termos de apreensão e prisão de traficantes. Varias prisões  aconteceram em virtude principalmente de denuncias 181, nos tivemos apreensão desde carga de mais de 100 kg de drogas, até cargas pequenas. Embora as pessoas pensem que o pequeno traficante não traz um grande reflexo pra a comunidade, o pequeno traficante atrai usuários de drogas e estes usuários, vão arredondar nos furtos e roubos para sustentar o vicio. O traficante está atraindo a criminalidade para aquela localidade.  Ressaltou os capitães da PM, Guido, do Tático Móvel e Leandro da Cia de Policiamento ostensivo cotidiano.

Combate ao crime

A cidade de Paracatu vive hoje um cenário de violência diferente dos outros anos.  A cidade chegou a ficar no rank de uma das 10 cidades mais violentas, e hoje mesmo com os homicídios que ainda acontece, a cidade melhorou muito na questão da violência, ressaltou Michalick.

Os militares de Paracatu já apreenderam de janeiro a Outubro deste ano, 82 duas armas de fogo e 12 replicas de armas. As apreensões estão ligadas também a 2.444 operações realizadas na cidade, que resultaram na prisão e apreensão de 1.475 pessoas e que deste total, 250 por envolvimento no tráfico de drogas.

Segundo a Polícia a Militar, a redução de crimes violentos na cidade englobam homicídios consumados e tentados, além de roubos, estupro consumado e tentado,  extorsão consumada  e extorsão mediante sequestro consumado e Sequestro e cárcere privado consumado e estupros.

De acordo com a PM, os números de roubos na cidade tiveram uma redução significativa se comparado com anos anteriores. Em 2016, foram registrados 685 roubos, sendo que em 2017 reduziu para 644 registros de roubos, e em 2018 declinou para 331 roubos registrados, quase 50% de redução.

Ainda de acordo com a PM, em 2016 a cidade registrou 42 homicídios e 44 tentativas. Já em 2017, houve redução dos crimes de homicídios na cidade, sendo 21 consumados e 36 tentados. Já em 2018, foram 24 homicídios consumados e 38 tentativas. Segundo os dados da Polícia Militar.

De acordo com o delegado Regional  DR, Carlos Henrique, os números da Polícia Civil diferem um pouco da Polícia Militar, pois a PM registra o homicídio consumado e tentativa de homicídio. Entretanto, quando uma vítima de tentativa de homicídio vem a falecer posteriormente, a Polícia Civil registra como homicídio, o que diferencia os números registrados pela PM.

Em 2017, foram registrados 37 homicídios consumados. Em 2018 até o mês de Outubro, já foram registrados 32 homicídios consumados, segundo os dados da Polícia Civil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.